quinta-feira, dezembro 25, 2008

Um bom tempo no Natal!

É isso mesmo. Quer chova quer faça sol, e ao que parece, até seremos presenteados com um lindo dia de céu azul, vamos desfrutar de um bom tempo neste Natal!

Hoje, tive conhecimento que os Correios de Portugal encerram os seus serviços ao fim da manhã do dia 24, só voltando a reabrir para o trabalho no próximo dia 29. Ora aqui está algo a que já não estamos habituados: uma excelente ideia proveniente de uma administração deste pobre país, há décadas carenciado de boas ideias, e acima de tudo destituído de “ boas acções”.

Pois assim sendo, já que hoje em dia os credores, os fornecedores, e acima de tudo as repartições finanças, nem em tempo de quadra natalícia abrandam o seu ritmo avassalador de correspondência para cobrar, para multar, para ameaçar, para penalizar, e até mesmo para penhorar, valha-nos a pausa dos CTT, para termos um pouco de descanso e paz.

Durante uns dias, aproveitemos pois esta quadra festiva para relaxar um pouco, e ainda que o dinheiro não abunde para luxuosos presentes, ofereçamos a quem nos for próximo e querido, algo de valioso mas que se encontra ao alcance de todos nós, e haja para tal vontade e bem querer – ofereçamos um pouco do nosso tempo!

Uma palavra amiga, um reencontro, uma visita, um almoço ou um jantar entre família e amigos, o que pode ser mais agradável? Dar um pouco do nosso tempo e poder saber ouvir, saber falar, poder comer, poder beber, poder saborear, poder contemplar, poder amar, enfim… poder e saber “ser”, que bênçãos maiores existem nesta vida?

Em vez de falar da famigerada crise, e do tanto que vai mal, e daquilo que nos faz falta, vamos parar um pouco e aproveitemos o tempo para apreciar o que temos. Valorizemos tudo o que é belo, e todos aqueles com quem ainda podemos contar na amizade, no amor, na partilha das horas difíceis, das nossas alegrias, das nossas revoltas e tristezas.

Se cada um de nós for capaz de reconhecer um só motivo que seja, para ter e dar, um pouco deste tempo, experimentaremos por certo o que verdadeiramente representa o espírito natalício.

Nascer, poder e saber renascer em qualquer tempo, e sobretudo nesse tempo, não nos esquecermos de Viver, terá por certo um prazo de validade que não necessita de ser inscrito em marcas ou em rótulos.

Bom Tempo e Feliz Natal a todos!
Susana Barbosa

4 Comments:

At 5:56 da tarde, Blogger Nilson Barcelli said...

Que não haja crise nos sentimentos, pelo menos...
Um bom ano de 2009 para ti.
Beijinhos.

 
At 4:44 da tarde, Blogger isabel mendes ferreira said...

Su.....






contigo. em todos os tempos. sejam de crise ou não.

são os dias que vamos tendo.


abraço.te.


muito.

 
At 6:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Brilhante!
É o termo que me ocorre para classificar esta excelente ideia de oferecer, à família, aos amigos, enfim, a todos quantos nos são queridos, algo genuinamente precioso: o nosso tempo!
Que oferta melhor se poderá fazer nesta quadra tão especial? Não, com certeza, o presente de circunstância, que, quase como obrigação, se troca.
Oferecer o nosso tempo, a nossa disponibilidade para ouvir, para conversar, para, simplesmente, conviver…é, isso sim, verdadeira generosidade!

Faço votos de um Bom Ano. Possamos nós continuar a deliciarmo-nos com a sua escrita. Incondicional admirador dela, me confesso.

 
At 4:00 da tarde, Blogger Cristina said...

Depois do tempo, outro tempo virá. Feliz 2009.

 

Enviar um comentário

<< Home