quinta-feira, janeiro 10, 2008

PND: Opositora de Monteiro anuncia saída e formação de novo partido

Notícia com a devida vénia a:

RTP - NOTÍCIAS.rtp.pt
EXPRESSO
SOL

Diário Digital
Lusa


A fundadora do Partido da Nova Democracia Susana Barbosa anunciou hoje a sua desfiliação do PND e a constituição de uma nova formação política, o Partido da Liberdade.
Em comunicado, Susana Barbosa justificou a sua saída do PND com a «expulsão da ala nacionalista que a apoiava» na sua candidatura à liderança contra a actual direcção, da qual era crítica.
Assegurando que ainda este mês vai começar a recolher as 7.500 assinaturas necessárias para registar no Tribunal Constitucional o novo partido, Susana Barbosa afirmou que «os portugueses continuam a sentir a carência de um partido de direita verdadeiramente novo».
Entre as bandeiras do novo partido, que terá sede em Aveiro, estarão a defesa de uma nova Constituição, de «valores patrióticos» e a rejeição «desta Europa federalista e dos interesses dos mais ricos».
Em relação ao partido que abandonou formalmente, Susana Barbosa referiu que «o PND nunca foi capaz de provar na prática o que defende em teoria, o que o torna um partido frágil que não consegue convencer os portugueses».
O presidente demissionário do PND, Manuel Monteiro, afirmou apenas que «o direito de constituição de partidos é universal para qualquer cidadão» e referiu que a saída de Susana Barbosa do PND «é tardia e corresponde ao sentimento da esmagadora maioria dos membros do partido, que não se identificavam com as suas tomadas de posição».
Questionado sobre uma eventual fractura no PND devido à saída de Susana Barbosa e a constituição de um novo partido, Manuel Monteiro garantiu não ter «nada a recear».

0 Comments:

<< Home