terça-feira, novembro 13, 2007

Carta aberta «Em defesa da honra»

Caros(as) Colegas
Desde sábado que temos vindo a ser "bombardeados" pela comunicação social, com notícias deturpadas sobre o que aconteceu no sábado no Conselho Geral do PND em Guimarães.

O Conselho Geral decorreu sob grande alarmismo e tensão, tendo sido dois conselheiros legalmente convocados para o Conselho Geral, excluídos de votar. Durante a reunião vários conselheiros chegaram mesmo ao caos de insultos pessoais, inclusive à minha pessoa.

Tive a oportunidade de me defender, mas não pude dispor dos sete minutos para a minha intervenção porque não me inscrevi na "primeira ronda", e por falta de tempo o Sr. Presidente do Conselho já não pode aceitar mais inscrições para a segunda volta de intervenções.

Venho assim, em defesa da honra, esclarecer-lhes o seguinte:

1. Votei numa proposta que foi colocada à mesa por vários militantes, mas que eu não subscrevi, ao contrário do que é dito pela comunicação social.

2. Votaram nesta proposta 24% dos conselheiros presentes, de braço no ar, pelo que todos os pudemos identificar.

3. Não existiram xenófobos e racistas entre aqueles que votaram na proposta, ao contrário do que afirma a comunicação social, por especulação.

4. Como todos sabem não sou xenófoba nem racista, e não admito ser rotulada de ter o apoio de racistas, xenófobos e/ou neonazis dentro do PND.

5. Percebo o interesse para a comunicação social deste tipo de notícias, e da confundibilidade que se pretende criar entre "nacionalistas democratas" e "nacional-socialistas", mas creio que para o PND, está a ser altamente prejudicial toda esta confusão.

6. Estou totalmente a favor que a existirem, se expulsem do partido elementos comprovadamente xenófobos ou racistas e creio que o PND deve ter muita atenção e celeridade neste processo, para que não se cometam equívocos.

7. Junto em anexo artigo publicado ontem na Lusa, com declarações minhas e do Dr. Manuel Monteiro.

Com respeitosos cumprimentos,

Susana Barbosa