domingo, julho 08, 2007

É Preciso Restaurar o Homem

A minha civilização repousa sobre o culto do Homem através dos indivíduos. Teve o desígnio, durante séculos, de mostrar o Homem, assim como ensinou a distinguir uma catedral através das pedras. Pregou esse Homem que dominava o indivíduo...

Porque o Homem da minha civilização não se define através dos homens. São os homens que se definem através dele. Há nele, como em todo o Ser, qualquer coisa que os materiais que o compõem não explicam. Uma catedral é uma coisa muito diferente de uma soma de pedras. É geometria e arquitectura. Não são as pedras que a definem, é ela que enriquece as pedras com o seu próprio significado. Essas pedras ficam enobrecidas por serem pedras de uma catedral. As pedras mais diversas servem a sua unidade. A catedral as absorve, até às gárgulas mais horrendas, no seu cântico.

Mas, pouco a pouco, esqueci a minha verdade. Julguei que o Homem resumia os homens, tal como a Pedra resume as pedras. Confundi catedral e soma de pedras, e, pouco a pouco, a herança desvaneceu-se. É preciso restaurar o Homem. Ele é a essência da minha cultura. Ele é a chave da minha Comunidade. Ele é o princípio da minha vitória.

Antoine de Saint-Exupéry, in 'Piloto de Guerra'

9 Comments:

At 12:39 da tarde, Blogger achama / Sonia R. said...

Uma boa escolha Susana. Bom domingo e bjinhos.

 
At 1:02 da tarde, Blogger PintoRibeiro said...

Bjinhos,

 
At 5:00 da tarde, Blogger hfm said...

Belíssimo excerto de um escritor que me marcou muito e não só com o Petit Prince.

Bfs

 
At 1:34 da manhã, Blogger martim de gouveia e sousa said...

eis o tempo do homem novo. bjo.

 
At 2:10 da tarde, Blogger residente said...

Gostei e apreciei este pequeno texto.

A população de uma rua da cidade de Almada está indignada com a falta de ética política e desrespeito a compromissos assumidos por alguns autarcas, nomeadamente a Presidente da CMA, que não querem respeitar uma decisão democrática do Governo, a favor dos residentes locais.
Aceda a http://triangulodaramalha.blogspot.com e veja as razões dos moradores.
A imprensa escrita não divulga actualmente esta atitude antidemocrática da Presidente da Câmara e seus acompanhantes.

 
At 6:34 da tarde, Blogger Bernardo Kolbl said...

Mas não só Susana.
Um abraço.

 
At 6:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"restauro" aqui a minha presença.



:

e deixo um beijo.


e até que o tempo nos "surja".


abraço. Te.

Su.




isa.

 
At 10:43 da manhã, Blogger Bernardo Kolbl said...

Um abraço. Bom dia Susana.

 
At 6:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Muito Bem.

 

Enviar um comentário

<< Home