Moliceiro candidato a Património da Humanidade
Desde ontem que a Associação dos Amigos da Ria e do Barco Moliceiro conta com o apoio da Rota da Luz para melhor defenderem a Ria de Aveiro. O protocolo foi assinado ontem.
No dia que ficou marcado pela realização de um debate da Academia Aberta de Turismo sobre a Região de Turismo da Rota da Luz e ainda pela tradicional regata de moliceiros, assistiu-se também à assinatura de um protocolo que pode vir a mudar a forma como o património lagunar da Ria de Aveiro tem vindo a ser tratado. O documento, assinado ontem ao fim do dia, junta o empreendorismo e o saber-fazer da Região de Turismo da Rota da Luz com o empenhamento e dinâmica da Associação dos Amigos da Ria e do Barco Moliceiro, tendo como grande objectivo ser desenvolvida uma nova estratégia de defesa e promoção da Ria de Aveiro e todo o legado cultural a ela associado. Desde ontem que estas duas entidades estão «oficialmente» comprometidas a trabalharem em conjunto todas as questões identitárias da Ria, concretamente através da troca de conhecimentos e de experiências e também do trabalho em conjunto, maximizando o que cada uma pode «dar».
De todos os projectos que este protocolo pode vir a desencadear, sem dúvida que o de maior relevância se prende com a pretensão da Associação dos Amigos da Ria candidatar o barco moliceiro a Património Imaterial da Humanidade. Uma classificação que é atribuída pela UNESCO e que obedece a critérios de grande rigor e exigência, como é exemplo o próprio processo de candidatura.
Continue a ler aqui
5 Comments:
Olá Susana:
Pois é mas para isso é preciso Portugal assinar a Convenção para a Conservação do Património Cultural Imaterial da UNESCO o que ainda não foi feito (é bastante recente), e isso é um processo demorado.
Um abraço,
a correr....a saber de ti....e feliz por te encontrar.
beijo querida Su.
Here are some links that I believe will be interested
Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»
Very best site. Keep working. Will return in the near future.
»
Enviar um comentário
<< Home