segunda-feira, julho 24, 2006

Sever do Vouga mostra potencialidades

Abriu ontem portas a XVI edição da FICAVOUGA – Feira de Indústria, Comércio, Agricultura, Artesanato e Gastronomia de Sever do Vouga. Até ao próximo dia 30, o pavilhão municipal e área adjacente mostram o que de melhor o concelho tem para oferecer nas diversas áreas de actividade, ao mesmo tempo que decorre um programa de animação, onde a música assume importante relevo.São estes os motivos que irão levar ao recinto, ao longo dos nove dias de certame, mais de 20 mil visitantes, segundo as expectativas da organização, a cargo da Câmara Municipal de Sever do Vouga e da SEMA – Associação Empresarial dos Concelhos de Sever do Vouga, Estarreja, Murtosa e Albergaria-a-Velha.
Ontem de manhã, a FICAVOUGA foi formalmente inaugurada com uma cerimónia onde o presidente da autarquia, Manuel Soares, aproveitou para mostrar a sua satisfação pelo crescimento das pequenas zonas industriais instaladas em vários pontos do concelho e anunciou a possibilidade de Sever do Vouga vir a acolher uma empresa multinacional de grande dimensão. «Seria excelente para o concelho», confidenciou o autarca, que solicitou, para tal, o «empenho pessoal» do director regional de Economia do Centro, Francisco Pegado, presente na cerimónia.
Outro projecto de grande envergadura que está em curso, e que Manuel Soares classifica como «dos mais importantes para o concelho», é a constituição de um parque tecnológico, a instalar nas antigas instalações da fábrica de massas, em Paradela do Vouga. As bases estão lançadas, tendo já sido estabelecidas parcerias com várias empresas da região, principalmente ligadas ao sector da metalomecânica. Para breve está prevista a escritura de uma empresa municipal – a Vougapark – que terá como finalidade a gestão do parque tecnológico. Ali, a autarquia espera ver instaladas empresas de base tecnológica, bem como proporcionar formação profissional especializada, principalmente direccionada para a área da metalomecânica.
Convidado para a cerimónia da abertura da FICAVOUGA, o governador civil de Aveiro, Filipe Neto Brandão, subscreveu os anseios do autarca anfitrião e lembrou o «esforço» que o Governo tem vindo a promover no campo da desburocratização do processo de constituição de sociedades. A «Empresa na Hora», a «Marca na Hora» e o acesso gratuito ao Diário da República, que passou a estar disponível para consulta na Internet, foram medidas apontadas como exemplo pelo governador civil.
Continue a ler no Diário de Aveiro