segunda-feira, abril 02, 2007

PND quer debater urgências com comissão técnica

Com a devida vénia ao Diário de Aveiro (notícia publicada em 01 de Abril)
Líder distrital diz que resultados das negociações são «muito insuficientes»

Susana Barbosa, coordenadora distrital de Aveiro do Partido da Nova Democracia (PND), considera «muito insuficientes» os resultados obtidos nas negociações entre o Ministério da Saúde e várias entidades locais sobre o processo de reordenamento da rede de urgências nacional. A dirigente promete «não desistir da luta pelo não encerramento das urgências e pela não exclusão de especialidades dos hospitais no distrito de Aveiro».

A líder distrital do PND adverte que «o Governo tem uma lista de 56 serviços de atendimento permanente nos centros de saúde que irão encerrar». «A lista, elaborada pelo Ministério da Saúde em Agosto do ano passado, já começou a ser cumprida: há 13 SAP que já deixaram de funcionar durante a noite, mas há ainda mais 43 que deverão fechar portas, a menos que o Governo recue nos seus planos. Da lista dos que vão encerrar fazem parte os SAP de Castelo de Paiva , Mealhada, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vale de Cambra», acescenta.

O partido - liderado por Manuel Monteiro - pretende discutir a reforma da rede de urgências com a comissão técnica que elaborou um estudo com propostas de alterações a pedido da tutela, revelou Susana Barbosa, que já debateu o tema com o coordenador da Sub- Região de Saúde de Aveiro, Humberto Rocha.

O PND/Aveiro, por outro lado, aplaude a entrada da directora clínica no Hospital D. Pedro, em Aveiro, Lurdes Sá, que, por sugestão do director do serviço da Urgência, António Isidoro, «actuou de modo a que a Administração do Hospital de Aveiro mudasse de opinião, apoiando o regresso de seis especialidades anteriormente excluídas de Gastroenteriologia, Estomatologia, Urologia, Otorrino, Oftalmologia e Dermatologia».