quarta-feira, outubro 11, 2006

80º Aniversário

O Concelho de São João da Madeira foi criado em 11 de Outubro de 1926, faz hoje 80 anos, como reconhecimento da grande pujança económica, industrial e demográfica da então vila de São João da Madeira.

Formado por uma única freguesia, e apesar de ser o mais pequeno concelho do País, no que se refere a área geográfica, está nos lugares cimeiros num vasto rol de indicadores económicos, demográficos, sociais, culturais e de qualidade de vida.

Durante décadas conhecida como a cidade do calçado e dos chapéus, São João da Madeira é hoje uma cidade com um parque industrial muito diversificado, onde estão sedeadas algumas das maiores empresas do distrito de Aveiro, mas que não renega as suas origens, por isso, aqui está localizado o Centro Tecnológico do Calçado, uma referência em termos de investigação e de projectar o futuro, e o Museu da Chapelaria, memória viva de um passado que engrandece o presente.

Com zonas industriais bem definidas e estruturas, São João da Madeira é uma cidade também com um forte tecido empresarial na área do comércio e dos serviços, que também inclui o sector turístico.A sua localização estratégica no centro de grandes rotas, faz de São João da Madeira uma cidade central na região de Entre Douro e Vouga, como o prova o seu movimentado Centro Coordenador de Transportes. A par disso, a quantidade de avenidas, mesmo em áreas ainda não urbanizadas, faz desta cidade um exemplo da implantação de estruturas viárias, a que agora se junta o projecto de integrar a linha férrea nos transportes urbanos da cidade.

Continue a ler no Diário de Aveiro

Programa das comemorações