segunda-feira, abril 28, 2008

Novos partidos: Movimentos cívicos querem "renovar o panorama político português"

Com a devida a vénia à Lusa NOTÍCIAS.rtp.pt Visão Diário Digital

Lisboa, 28 de Abril (Lusa) - Vários movimentos cívicos e partidos políticos em formação querem renovar o panorama político nacional "gasto e decadente", "debater novas ideias" e acabar com "os políticos profissionais", apontando críticas "aos enormes entraves que existem à formação de novos partidos".
O Partido da Liberdade (PL), o Movimento Mérito e Sociedade (MMS), o Movimento Esperança Portugal (MEP), o Movimento Liberal Social (MLS) e o Partido Respublica e Cidadania (PRC) são, actualmente, cinco dos principais movimentos cívicos de natureza política em Portugal.
O Movimento Mérito e Sociedade (MMS) já terminou, inclusivamente, o processo de recolha de assinaturas e constitui-se formalmente como partido na terça-feira.
"Vamos entregar todo o processo para a formalização do MMS como partido político, terça-feira, dia 29 de Abril, às 14:30, no Tribunal Constitucional", afirmou Eduardo Correia, fundador do MMS, num encontro do movimento ocorrido a semana passada, no Porto.
"Decidi iniciar o movimento por ter percebido que à minha volta não existia um único partido político respeitável", declarou Eduardo Correia à Lusa.
O fundador do MMS disse ainda que "os partidos políticos não debatem ideias" e que "o poder em Portugal tem sido usado para defender interesses que começam agora a ser revelados, basta ver televisão ou ler os jornais".
"Há matérias essenciais que têm sido abandonadas, como a questão do ambiente e das energias renováveis", afirmou.
"O modelo governativo tem de ser revisto e o recrutamento opaco tanto na administração pública como na nomeação dos deputados tem de acabar. Queremos transmitir valores como o rigor, a transparência, o mérito e a responsabilidade", acrescentou Eduardo Correia.
O fundador do movimento concluiu, dizendo que "existe espaço político para fazer coisas bem feitas" e que "o espaço do rigor está completamente desocupado e nós vimos ocupar esse lugar".
Dos outros quatro movimentos, apenas o MLS não tem como objectivo imediato tornar-se partido político.
"A longo prazo temos o objectivo de nos tornarmos partido, mas antes queremos cimentar-nos como movimento e queremos criar uma base estruturada", revelou à Lusa o Presidente do MLS, Miguel Duarte.
O Movimento Liberal Social (MLS), fundado em 2005, "tem como objectivo divulgar o Liberalismo Social em Portugal e agrega indivíduos que acreditam que a velha dicotomia Esquerda/Direita já faz pouco sentido", segundo o portal 'online' do movimento.
"Ideologicamente, o movimento está muito próximo dos Liberais Democratas Europeus, a terceira maior força política no Parlamento Europeu", lê-se na página de apresentação do 'site'.
Em declarações à Lusa, Miguel Duarte disse acreditar que "existe espaço para o liberalismo, visto este não estar representado por nenhum partido em Portugal", considerando no entanto que "é complicado formar novos partidos políticos" e que " os partidos pequenos não possuem bagagem financeira suficiente".
Os outros três movimentos, PL, MEP e PRC que têm, desde o seu início, o objectivo de se tornarem partidos políticos, já estão numa fase adiantada na recolha das 7500 assinaturas necessárias.
Susana Barbosa, líder do Partido da Liberdade (PL), disse à Lusa que conta já "com mais de um terço das assinaturas necessárias" e que "o Partido da Liberdade será um partido para conquistar a verdadeira direita portuguesa, que actualmente não se enquadra em nenhum partido".
"Defendemos os valores da família, da liberdade de expressão e do mérito do trabalho. Hoje em dia não existe liberdade, existe libertinagem", acrescentou.
A líder do PL considerou ainda que "é emergente a renovação política", face a um "panorama político que está gasto, decadente e corrupto".
"Queremos um partido de trabalho, com novas caras e sem 'políticos profissionais'", afirmou.
Susana Barbosa considerou também que "é difícil combater os vícios do sistema" e que "as 7500 assinaturas necessárias são um entrave e blindam a criação de novos partidos".
Rui Marques, líder do Movimento Esperança Portugal, que conta já "com cerca de 2500 assinaturas", acredita neste projecto "para vencer a crise".
"Somos um movimento humanista, com pessoas sem participação partidária, que acredita na política da esperança e que valoriza o esforço e o trabalho", disse o líder do MEP.
"Rejeito visões elitistas, vejo a política como algo que diz respeito a todos e como um meio essencial para lutar por um futuro comum", vincou.
Rui Marques assinalou também que o MEP se destaca por ser "sempre pela positiva, pelo construir, pelo negociar e pelo trabalhar em vitórias comuns".
O líder do movimento rejeitou ainda a ideia de falta de espaço a nível político: "Há espaço, temos entre 35% e 40% de portugueses que habitualmente não votam e outros 20% que flutuam o seu voto, ou seja, metade do eleitorado está disponível".
"O sistema torna a criação de novos partidos quase impossível, isso é um obstáculo muito sério. No entanto é um desafio que queremos cumprir", concluiu Rui Marques.
Manuela Magno, do Partido Respublica e Cidadania (PRC), que foi anunciado este fim-de-semana e que resulta da transformação do Movimento Afirmação da Cidadania (MAC), acredita que como partido terão uma participação mais efectiva do que como movimento.
"Já temos cerca de 2800 assinaturas das 7500 necessárias. Acreditamos que é importante a descentralização do poder, prova disso é a nossa sede de partido em Matosinhos e o facto de contarmos com várias pessoas do norte do país", afirmou Manuela Magno.
"O nosso grande objectivo é o cumprimento da Constituição e a participação política activa dos cidadãos, pois existe actualmente uma grande descrença na política", acrescentou.
Manuela Magno disse ainda estar "muito contente com os milhares de respostas recebidos" e ter como meta "a eleição de um deputado já nas próximas legislativas".
AZF.
Lusa/Fim.

6 Comments:

At 12:55 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Já dizia viriato "A pátria está na LIBERDADE".

 
At 9:30 da manhã, Anonymous Anónimo said...

bom dia Querida Su.



livre e de olhos bem abertos!
parate seguir...lendo.te....a.dentro.



.piano.

 
At 9:30 da manhã, Anonymous Anónimo said...

bom dia Querida Su.



livre e de olhos bem abertos!
parate seguir...lendo.te....a.dentro.



.piano.

 
At 11:18 da manhã, Blogger hfm said...

Só para mandar um beijinho.

 
At 11:54 da tarde, Blogger ZÉ FAGOTE said...

Deixe-me cumprimentá-la minha Cara Senhora por este seu artigo de opinião.
Foi dos que mais saboreei ler.
Questiona e com razão muitos comportamentos, particularmente, dos jovens.
Acredito e sei desses comportamentos, como todos sabemos que os jovens não são os culpados da agulha magnética que os "regula" ter avariado..
É que, tantos safanões lhe deram, que ela, tinha mesmo de perder o norte.
Os nossos jovens são como todos os jovens do mundo. Todos eles reflectem enquanto nação, a matriz do seu país.
E não me fale em apelos de políticos, sejam eles quais forem…
É que, depois de deixar roubar a casa por desleixo, já não vale a pena andar a correr pelos cantos a procurar trancas para pôr nas portas.
Cumprimentos.

 
At 6:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ao ler a sua frase, no site do MMS, "Errar é Humano, mas insistir é asneira..." confesso que fez-me dar uma grande gargalhada. Sabe porquê?! Contesta tanto as atitudes de outros políticos mas nunca apresentou soluções concretas. Ao dizer que vem da sociedade e que jamais teve alguma experiência na política e constatando as suas atitudes falaciosas perante os slogans que repete, me pergunto:
Como é possível que sendo um professor da faculdade não entenda o significado da frase que diz " Errar é Humano, mas insistir é asneira...", se continua a errar, caminhando nas pegadas daqueles que tanto critica?! Está a precisar de uma profunda avaliação para exercer a sua função de docente. Se abre um partido já com essa postura errada, só lhe posso dizer que o português não está interessado a ser insultado por um arrivista que nem se preocupa em ter uma formação para o cargo que tanto sonha "Um lugar no paraíso".
Acorde. Não existe nenhum lugar no paraíso a não ser ter uma formação interior de integridade, de respeito e de sapiência. Aconselho-lhe, compre um imenso espelho e ponha na sala do partido e voçês dirigentes que se olhem ao espelho e façam um profundo questionamento do vosso ADN Identidade com a finalidade de aprenderem a serem verdadeiros políticos e não arrivistas. Pois estes o português já se encontra a limpá-los. Não dê mais trabalho ao português. Poupe-nos com ignorância e desrespeito.

Cristina

 

Enviar um comentário

<< Home