segunda-feira, maio 28, 2007

Criação do Círculo do Ambiente na Distrital de Aveiro do PND


Moção Sectorial da «Criação do Círculo do Ambiente na Distrital de Aveiro» de João Santos aprovada por unanimidade.

1º Congresso Distrital de Aveiro do PND

Criação do Círculo do Ambiente na Distrital de Aveiro

Todos os residentes das zonas ribeirinhas da Ria de Aveiro de gerações mais antigas devem tal como eu próprio ter recordações de infância da azáfama das praias do Areinho (Ovar) e do Monte Branco (Murtosa) durante os meses de verão. Devem-se ainda lembrar dos moliceiros, das bateiras, das salinas, das moitas, e de uma agricultura intensiva que dava vida a esta região. Hoje na maioria dos casos pouco resta destas memórias, é um facto comprovado empiricamente que a Ria está moribunda e com poucas experanças de vida.
Em termos históricos é importante que todos os Aveirenses compreendam que a história do distrito e da cidade de Aveiro estão intimamente ligadas a existência da Ria. As indústrias da pesca, das conservas, do sal, da agricultura, do turismo e a existência do Porto do Aveiro devem-nos a existência da Ria, disso não existe sombra de dúvida.
No entanto tem existido da classe política Portuguesa, nomeadamente dos últimos governos um desinteresse total em preservar o mais importante recurso natural da cidade e distrito de Aveiro. Desde as dragagens mal feitas no leito dos principais canais da Ria à poluição industrial e citadina, a Ria tem sido nestas últimas 3 décadas vítima constante de ataques ambientais vergonhosos que estão à vista de todo o cidadão que se preocupa com a saúde e com o sustento de quem vive da Ria.
Como cidadão Português criado aos pés da Ria é com profunda tristeza que vejo uma incompetência assustadora dos últimos e actual governo no que respeita a viabilidade ambiental da Ria de Aveiro. Milhões de euros de fundos comunitários têm sido gastos em imcontaveis estudos ambientais e em dragagems inacabadas cujos resultados têm sido catastróficos especialmente no canal de Ovar. Quando será que o Governo Português através do Ministério do Ambiente compreende que não é disto que a Ria de Aveiro precisa, ou seja de obras pontuais ou do desenrascanço como se diz na linguagem do povo para salvar a Ria. Como a maioria dos Aveirenses sabem, o problema não está em limpar os canais da Ria da poluição dos conselhos ribeirinhos pois isso o projecto SIMRIA tem-no feito com resultados já positivos, mas sim de evitar que ela chegue através dos cursos de água poluídos dos conselhos situados no interior do distrito. Aí sim reside o problema da viabilidade dos grandes recursos hídricos do distrito de Aveiro como são o Vouga, a Ria e a Barrinha de Esmoriz.
Como cidadão Português, amante do ambiente Aveirense, e militante do Partido da Nova Democracia gostaria de propor a criação do Círculo do Ambiente na Distrital de Aveiro do PND. O Círculo será constituído por um Presidente, um Vice-Presidente e por duas Vogais cujo objectivo será delinear ideologicamente a politica ambiental que o PND defenderá para o distrito de Aveiro através de algumas das seguintes actividades:

1. Publicação nos média de situações de delito ambiental provocadas por terceiros.

2. Publicação nos média de soluções para os problemas ambientais do distrito
através de especialistas em ambiente.

3. Colaboração institucional e logística sempre que possível com instituições de defesa ambiental sedeadas no distrito de Aveiro.

4. Uso da sede do PND na cidade de Aveiro para palestras e outras actividades educacionais abertos ao público relacionadas com a politica ambiental defendida pelo partido. Especialistas em política ambiental dentro da sociedade civil poderão ser convidados para este tipo de palestras.

João António Bessa dos Santos
(Doutor-Mestre e Doutorando em Geografia Física)

2 Comments:

At 5:44 da tarde, Blogger antónio veríssimo said...

O Jornal da Gândara fica, desde já, ao dispor para publicar todas as notícias e/ou opiniões relacionadas com o ambiente.

 
At 1:04 da manhã, Blogger Susana Barbosa said...

Caro António Veríssimo

Muito obrigada pela sua atenção. Com toda a certeza que não vamos desperdiçar essa oportunidade.

Cumprimentos

 

Enviar um comentário

<< Home