segunda-feira, maio 21, 2007

Congresso Distrital do PND

Com a devida vénia ao Diário de Aveiro

Há corrupção em Aveiro mas pouco relevante

No congresso distrital que ontem reconduziu Susana Barbosa para a coordenação do PND em Aveiro, o presidente Manuel Monteiro criticou a maioria que governa a Câmara e no painel sobre a corrupção em Aveiro, a resposta é que existe mas é «residual».

No 1º congresso distrital do Partido da Nova Democracia (PND), à pergunta no painel da tarde: «Há corrupção em Aveiro?» a resposta foi que existe mas com pouca relevância. As respostas foram dadas pelos convidados António Nogueira Leite, ex-secretário de Estado do Tesouro e Finanças e Hermínio Loureiro, presidente da Liga de Clubes, partilhando os dois da opinião que o Estado é o «foco gerador de corrupção», como disse Nogueira Leite ou o «grande problema é a corrupção ligada ao Estado», afirmou Hermínio Loureiro. Neste sentido, «o distrito de Aveiro pela importância da sociedade civil, pela força da universidade e pela característica empresarial, onde o Estado intervém pouco, é potencialmente um distrito que, a existir corrupção, é residual», disse o presidente da Liga.

Nogueira Leite tem uma opinião idêntica: «Sendo Aveiro, um distrito com uma sociedade civil pujante, com rotatividade de poder, de exigência democrática e valores éticos, não é das zonas do país mais preocupantes, pode haver zonas mais óbvias».

Entre as participações do público, Jorge Ferreira, ex-cabeça de lista de Aveiro do PND nas anteriores legislativas, disse que «o problema é a passividade e provar a corrupção» e criticou a «recusa em divulgar a lista de proprietários de terrenos» da área prevista para a construção do aeroporto da Ota.

Como propostas de actuações, Nogueira Leite apontou para a «simplificação dos processos administrativos, a diminuição da dependência do Estado e uma sociedade civil mais pujante». Como exemplo apontou para os países do Norte da Europa, nos quais há um «grande escrutínio da actividade cívica, repreensão moral e cultural de aversão à corrupção e opacidade» além de considerar que «a guerra contra a corrupção ganha-se na prevenção mais do que na repressão». Como efeitos negativos num sistema em que a corrupção está presente, apontou para o desvio de recurso e afastamento das pessoas que podem servir o Estado.


Câmara de Aveiro é «a mais endividada»

O presidente do PND, que encerrou ontem o congresso disse que a Câmara de Aveiro «é talvez, a mais endividada de Portugal». A afirmação parecia necessitar de uma explicação e questionado no final do discurso explicou ao Diário de Aveiro que é a mais endividada entre as «autarquias da sua dimensão». Há ainda em Aveiro, segundo disse, «a tentativa para que os responsáveis não sejam chamados à praça pública e responsabilizados pelo que fizeram» e dirigindo-se a mandatos anteriores e à actual maioria disse que «os partidos que dominam a situação em Aveiro apenas mudaram os gestores das empresas municipais que não tiveram coragem de extinguir».

A partir da eleição de um deputado na Madeira, Manuel Monteiro, anunciou uma espécie de nova fase, actuando com «rebeldia e ousadia», esclarecendo que o PND é para «conquistar o poder, para disputar votos, para romper com o sistema e não para comentar o momento político». A sua candidatura à Câmara de Lisboa é um exemplo para «romper por completo com o sistema caduco e corrupto». No discurso lançou dois desafios para que os «supostos candidatos independentes em Lisboa dissessem se as assinaturas que vão apresentar para serem candidatos não foram dadas pelos partidos políticos que criticam?». Designadamente, disse que «gostaria de saber se Helena Roseta não tem assinaturas arranjadas pelo PSD e Carmona Rodrigues pelo PS?»


Susana Barbosa mantém coordenação do PND/Aveiro


O 1º Congresso Distrital de Aveiro do Partido da Nova Democracia realizado ontem, reconduziu Susana Barbosa para coordenação e direcção do Círculo Eleitoral de Aveiro, protagonizando a única lista candidata, formando uma equipa constituída por António Correia de Almeida (vice-coordenador), José Freire Gamelas (secretário-geral) e os vogais Edgar Silva, Isabel Graça, José António do Pombal, Rui Silva e Vítor Almeida. A Mesa da Assembleia é presidida por António Pinho, com o vice-presidente Mário Bastos e a secretária Sara Abrantes. Foram ainda eleitos 10 elementos para o Conselho Geral Nacional do partido. A moção de estratégia de Susana Barbosa foi a única a Congresso sob o título «Uma Nova Direita por Aveiro» eleita para um novo mandato de quatro anos.

5 Comments:

At 7:51 da tarde, Blogger PintoRibeiro said...

Bem escolhido, acho...parabéns, bom trabalho.
Bjinho Susana.

 
At 10:49 da tarde, Blogger Nilson Barcelli said...

Parabéns pela tua recondução.
Se o foste, é porque tens feito um bom trabalho.
Beijinhos.

 
At 2:55 da tarde, Blogger martim de gouveia e sousa said...

parabéns, pois... bjo.

 
At 8:38 da manhã, Blogger isabel mendes ferreira said...

Força Su....


torço. por ti.


sempre.


beijo.

 
At 11:00 da manhã, Blogger PintoRibeiro said...

A correr, sem tempo, um bjinho de bom dia,

 

Enviar um comentário

<< Home