domingo, novembro 20, 2005

«Inês, Pedro... Talvez»

O espectáculo de dança e teatro levado à cena pela Companhia de Dança Contemporânea CeDeCê, recolhe a memória de seis séculos e meio, projectando no futuro o tema na sua historicidade, carga simbólica e valor mítico. Uma iniciativa que envolve o Ministério da Cultura, a Delegação Regional da Cultura do Centro e Câmaras Municipais, constituindo uma estratégia de promoção cultural e turística externa de Portugal.

Paixão, Morte, Sangue, Ódio, Crime, Razões de Estado, Loucura, Amor e Beleza, compõe a temática que tem vindo a ser tratada em actividades diversas. Apostando na transversalidade e interactividade, percorre o teatro, cinema, dança, concertos, moda, exposições e leitura de poesia e prosa.

O espectáculo «Inês, Pedro... Talvez» começa por relembrar a instabilidade vivida no século XIV, causada pela peste que assolou grande parte da população e tornou o país altamente susceptível à perda da independência. O casamento do príncipe herdeiro D. Pedro com D. Constança de Castela devolveria a força política ao país e o reforço da autonomia. Contudo, o destino trágico cruza D. Pedro e Dona Inês num amor nada usual para a época, uma vez que o príncipe pretendia assumir a sua relação paralela e adúltera. Esta situação debilitaria Portugal, ao suscitar a desunião das populações que não viam com agrado a subida de uma plebeia espanhola ao lugar de rainha. Daí o monarca D. Afonso IV tenha decidido a morte de Inês.

Uma história em forma de mito que há muito se transformou numa lenda que faz parte do património nacional de 650 anos. Ainda hoje a imagem de Inês continua no coração do povo português.

Cilp - Multidisciplinar/Literatura

2 Comments:

At 12:10 da manhã, Blogger isabel mendes ferreira said...

um bjo. Susana....e que amanhã esteja "SOL".

 
At 11:02 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Very cool design! Useful information. Go on!
» »

 

Enviar um comentário

<< Home