terça-feira, agosto 14, 2007

A FARAV merece Melhor


Na visita efectuada no passado sábado à FARAV`07 - Feira de Artesanato da Região de Aveiro, registámos com tristeza o descontentamento generalizado dos artesãos, pela grande queda verificada nas vendas dos seus artigos na Feira deste ano.

Das causas anotadas para que tal sucedesse, salientamos a questão das entradas diárias a pagar, pelo preço/pessoa de 1,5 Euros, ao contrário de anos anteriores em que só eram cobradas as entradas aos fins-de-semana e por valores inferiores. «Com a quebra das visitas, ressentam-se as vendas e o prestígio do evento», registámos o comentário.


A acrescer aos preços cobrados pelas entradas, há a agravar os elevados custos de aluguer e manutenção que os artesãos/expositores pagam para estar presentes na FARAV, que desmotivam a sua continuidade no certame para anos posteriores. Comparativamente aos preços praticados em Feiras de Artesanato como a de Vila do Conde, Porto ou Faro, os preços são pelos mesmos considerados exorbitantes.

Na principal noite do evento, ao contrário de anos anteriores, havia pouco movimento, e muitos espaços vagos entre os stand`s expositores, pois também se verificou este ano, uma diminuição do número de artesãos participantes.

Chamamos, pois, à atenção das entidades competentes, para que em 2008 seja dignificada como merece, a Feira de Artesanato da Região de Aveiro, que com décadas de tradição, deve ser enaltecida e respeitada numa dinâmica de atracção de artesãos de qualidade e de novos e mais visitantes. A FARAV sempre foi e deverá continuar a ser um evento de notoriedade do distrito de Aveiro, mas para que tal continue a acontecer com sucesso, há que primar pelas condições necessárias e justas a oferecer, tanto a quem nela trabalha, como a todos os que a visitam! A XXIX FARAV merece Melhor, Aveiro não pode ficar a perder!

A Comissão Política Distrital do PND/Aveiro