sábado, agosto 05, 2006

Não há Felicidade Solitária

É a fraqueza do homem que o torna sociável; são as nossas mi­sérias comuns que levam os nossos corações a interessar-se pela humanidade: não lhe deveríamos nada, se não fôssemos homens. Todos os afectos são indícios de insuficiência: se cada um de nós não tivesse necessidade dos outros, nunca pensaria em unir-se a eles. Assim, da nossa própria enfermidade, nasce a nossa frágil fe­licidade. Um ser verdadeiramente feliz é um ser solitário; só Deus goza de uma felicidade absoluta; mas qual de nós faz uma ideia do que isso seja? Se algum ser imperfeito se pudesse bastar a si mes­mo, de que desfrutaria ele, na nossa opinião? Estaria só, seria mi­serável. Não posso acreditar que aquele que não precisa de nada possa amar alguma coisa: não acredito que aquele que não ama na­da se possa sentir feliz.
Jean-Jacques Rousseau, in 'Emílio'
Filósofo, Escritor - França [1712-1778]

5 Comments:

At 1:14 da manhã, Blogger isabel mendes ferreira said...

e não há mesmo Querida Su....





por isso te beijo....



e desejo............um dia puro!!!!!!!!

 
At 2:23 da manhã, Blogger Terra e Sal said...

"Um homem cheio de si é um ser vazio"

Beijinhos

 
At 12:01 da tarde, Blogger José Manuel Dias said...

Verdade inquestionável...
Bjs

 
At 9:35 da tarde, Blogger Al Berto said...

Olá Susana:

Sobre este tema veio-me a memória um dos muitos "diamantes" que o meu pai me deu ao longo do meu crescimento.

Assim, quando eu era ainda pixote, o meu pai contava que, há muitos anos atrás, era costume levar os velhinhos para o alto do monte quando estes já só "estorvavam" e lá os deixavam.
Então um dia, um desses filhos, leva o seu pai para o alto do monte e, antes de vir embora, dá-lhe uma velha manta para ele se abrigar.

Quando já virara costas o seu pai chama-o e diz-lhe:

- Olha meu filho, aqui tens metade da manta, que eu não preciso, e que poderás guardar para quando o teu filho para cá te trouxer.

Um abraço,

 
At 2:55 da tarde, Blogger Elise said...

Verdade! :)

 

Enviar um comentário

<< Home