terça-feira, junho 27, 2006

Espírito de Vencedores

Faz falta aos cidadãos portugueses que há tantos anos vivem recalcados sob rótulos de descrédito internacional. Habituados a ver o seu país colocado nos últimos lugares das tabelas da União Europeia nos indicativos da produtividade, da educação, da assistência à saúde… e apenas nos primeiros lugares no que consta a indicadores de sinistralidade, falta de prevenção, alcoolismo, desemprego… habituados a ver o seu país colocado na mediocridade do meio das mesmas tabelas a nível mundial, os portugueses têm agora um motivo de orgulho para espelhar mundialmente: A Selecção Portuguesa.

Após quatro décadas, Portugal consegue classificar-se de novo para os “quartos-de-final” do Mundial 2006, desta feita com o Sr. Luiz Felipe Scolari como seleccionador nacional.

Poder-se-á dizer que esse facto não irá resolver os problemas do país. Poder-se-á dizer que a economia não indiciará retomas com o sucesso verificado no futebol com a nossa selecção. Até poderá ser verdade, mas de uma coisa todos estamos certos: reanima o orgulho de ser português.

Quer se goste ou não se goste do Sr. Scolari, o facto é que ele conseguiu o que ninguém conseguia em Portugal há mais de quarenta anos. Pela segunda vez no prazo de dois anos, os portugueses saem à rua com bandeiras nacionais, e as janelas e varandas deste país estão enfeitadas de verde e vermelho. Independentemente do que possa acontecer no próximo sábado frente à Inglaterra, a nossa Selecção já deu provas de ter espírito de vencedora.

Durante anos fomos incutidos social e politicamente por sentimentos de vergonha e preconceito do “sentido patriótico”. Espero que este momento tão positivo no futebol, ajude os portugueses a recuperar o orgulho de um povo que muitos feitos valorosos já teve no passado.

Sem saudosismos serôdios, é bem verdade e importa não esquecer o nosso passado. É no passado que se encontram a maioria das respostas do presente. Que a nossa selecção encontre força e vontade para continuar a vencer, que os portugueses se reencontrem com as suas capacidades de saber ser os melhores e que valores mais altos se levantem!
(publicado nas edições de hoje do Diário de Aveiro e do Democracia Liberal)

7 Comments:

At 1:05 da manhã, Blogger isabel mendes ferreira said...

OXALÁ.....

beijos. Su.

 
At 1:05 da manhã, Blogger isabel mendes ferreira said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 1:13 da manhã, Blogger Migas (miguel araújo) said...

Cara Susana
Parabéns. Tá excelente.
E até já vimos o Scolari cantar o hino.
Cumprimentos

 
At 10:55 da manhã, Blogger Al Berto said...

Olá Susana:

É isso. Agora do que se trata é de levantar o moral ás "tropas", depois as coisas ficam sempre relativamente mais fáceis.

Pessimistas como são bem que os portugueses precisam destas injecções de ânimo.

Cumprimentos,

 
At 2:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

 
At 10:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Here are some links that I believe will be interested

 
At 2:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»

 

Enviar um comentário

<< Home