sexta-feira, fevereiro 03, 2006

PND propõe referendo sobre antigo Mário Duarte

Por J.P.
Publicado na edição de hoje do Diário de Aveiro

Um referendo «sobre o destino a dar» ao antigo estádio Mário Duarte e a «finalidade da requalificação da zona envolvente» é a sugestão da direcção de Aveiro do Partido da Nova Democracia, liderado por Manuel Monteiro.
Em carta dirigida à presidente da Assembeleia Municipal de Aveiro, Regina Bastos, e assinada pela coordenadora da direcção de Aveiro do partido, Susana Barbosa, são apresentados dois argumentos para o referendo.
A carta refere que «o Conselho de Ministros acabou de aprovar o Plano de Pormenor do parque do Estádio Mário Duarte» e «o destino a dar àquela zona da cidade deve ser uma solução de todos e não de alguns, até tendo em conta que se trata de um equipamento que é muito mais do que isso, estando já inscrito no património da cidade e no seu imaginário colectivo».
O referendo é ainda justificado pelo PND, considerando que a Assembeleia Municipal «não deve estar à margem da discussão deste problema».
O destino para aquela área ainda é desconhecido. Depois da saída do Beira-Mar para o novo estádio e de um plano para uma nova urbanização para aquela área, traçado pelo anterior executivo socialista, o actual presidente, Élio Maia, expressou o desejo de preservar a zona. Posteriormente, o Conselho de Ministros ratificou o Plano de Pormenor do Parque, aprovado em Assembeleia Municipal, em 2004, o que foi interpretado como um corte no plano de Élio Maia.