terça-feira, janeiro 31, 2006

Sever do Vouga - Recuperar e divulgar o património megalítico

Recentemente a autarquia adquiriu os terrenos da Anta da Cerqueira por dois mil euros, de forma a isolar a área. Um processo que pretende repetir em relação a outros espaços.

Preservar o vasto património megalítico do concelho é o objectivo do "Museu do Passado", uma candidatura ao Programa Leader +, que se encontra em fase de execução. O projecto, que visa a recuperação dos espaços naturais com expressão megalítica, encontra-se na fase de ecomusealização da paisagem, uma nova vertente cultural que transforma áreas de interesse histórico e cultural em museus ao ar livre.

Em Sever do Vouga, Talhadas é a freguesia onde se encontra a maior representação megalítica do período Neolítico, mais conhecido por Idade da Pedra Polida. A Anta da Sepultura do Rei e a Necrópole da Cerqueira são algumas das construções de carácter mortuário e sagrado presentes na linha de recuperação. As gravuras rupestres do Forno dos Mouros, em Silva Escura, hoje em estado de erosão, também vão ser alvo do projecto, assim como a mamoa do Coval, em Couto de Esteves e a arte rupestre na Serra do Arestal.

(in Jornal Beira Vouga)

3 Comments:

At 9:04 da manhã, Blogger isabel mendes ferreira said...

um beijo um mega beijo polido pelo tempo de salvaguARDAR A T.E.R.N.U.RA.


bom dia
s.u.s.a.n.a.

 
At 8:00 da tarde, Blogger fotArte said...

Olá Susana,
És de Sever do Vouga?
Bonita terra, sim senhora!
Que bonito post este que colocaste. Está muito bem escrito.
Obrigado pela tua visita. Volta sempre que quiseres ;)

 
At 12:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

best regards, nice info Hot tub ontario canada 1994 mustang pleather seat cover Backtracting deleted photo files on pc House steak statins user statistics Asian nationalities Kitchen+counter propecia lowest price

 

Enviar um comentário

<< Home