sexta-feira, janeiro 27, 2006

Do Blogue à Política

Esta semana, Élio Maia surpreendeu o mundo. Sobre um blogue que utiliza o seu nome na Internet e onde se publicam peças sobre assuntos ligados à vida da autarquia, o Presidente da Câmara afirmou não saber quem o faz, dando a entender tratar-se de um blogue pirata. A ser assim, o assunto merecia denúncia, investigação e, a ser verdade, castigo previsto na lei penal.

Mas logo a seguir, Élio Maia afirmou que não se importava que o fenómeno do blogue aparentemente pirata continuasse com a pirataria. Ora, assim insinuou consentimento para a pirataria, o que desvaloriza do ponto de vista penal a conduta.

Bom, confesso que acho que há assuntos mais importantes com que perder tempo do que com este episódio do blogue. Nem a bizarria da posição de Élio Maia lhe confere mais importância do que a que tem um fait divers. Claro que o que interessa é saber como se vão pagar as contas e o que se vai fazer no concelho durante quatro anos, se é que se vai fazer alguma coisa.

Mas não há dúvida que a posição de Élio Maia sobre o blogue abusivo-que-afinal-não-é-abusivo-porque-ele-não-se-importa tem uma estranha importância simbólica no que se refere à situação política actual do concelho.
Sucede precisamente que neste momento o que parece é que a política municipal em curso não é a de Élio Maia, será a de outro qualquer, mas que ele não se importa que a política municipal seja a de outro qualquer que não ele. Auditoria? Pediu o PS. Ele não se importa. Lugares? Nomeiam o CDS e o PSD. Ele não se importa. Programa? Definem os vereadores. Ele não se importa. Oposição? Bem, não tarda, farão todos e ele certamente não se importará.
Ora é muito mau sinal que o Presidente da Câmara seja reduzido a uma figura protocolar para efeitos eleitorais. A Câmara precisa de liderança e um Presidente que não lidere abre caminho a uma gestão sem rumo nem objectivo.

Com a GAMA paralisada, com dinheiro mas sem acção que se veja, com a Câmara à espera da auditoria que podia e devia ter sido pedida logo após as eleições, com a tesouraria exangue, resta mesmo… falar de blogues.

Já agora uma última nota. O meu último artigo no Diário de Aveiro suscitou inusitadas reacções. Umas de crítica educada e legítima. Outras de cobardia anónima. Nenhumas delas, porém, aqui foi feita. Só por isso não incomodo os leitores com a resposta a dar. Dá-la-ei quando puder no sítio próprio. E obviamente apenas às educadas. Uma coisa é certa: o texto deve ter doído…

(publicado na edição de hoje do Diário de Aveiro)