Do Blogue à Política
Por Jorge Ferreira
Esta semana, Élio Maia surpreendeu o mundo. Sobre um blogue que utiliza o seu nome na Internet e onde se publicam peças sobre assuntos ligados à vida da autarquia, o Presidente da Câmara afirmou não saber quem o faz, dando a entender tratar-se de um blogue pirata. A ser assim, o assunto merecia denúncia, investigação e, a ser verdade, castigo previsto na lei penal.
Mas logo a seguir, Élio Maia afirmou que não se importava que o fenómeno do blogue aparentemente pirata continuasse com a pirataria. Ora, assim insinuou consentimento para a pirataria, o que desvaloriza do ponto de vista penal a conduta.
Bom, confesso que acho que há assuntos mais importantes com que perder tempo do que com este episódio do blogue. Nem a bizarria da posição de Élio Maia lhe confere mais importância do que a que tem um fait divers. Claro que o que interessa é saber como se vão pagar as contas e o que se vai fazer no concelho durante quatro anos, se é que se vai fazer alguma coisa.
Mas não há dúvida que a posição de Élio Maia sobre o blogue abusivo-que-afinal-não-é-abusivo-porque-ele-não-se-importa tem uma estranha importância simbólica no que se refere à situação política actual do concelho.
Sucede precisamente que neste momento o que parece é que a política municipal em curso não é a de Élio Maia, será a de outro qualquer, mas que ele não se importa que a política municipal seja a de outro qualquer que não ele. Auditoria? Pediu o PS. Ele não se importa. Lugares? Nomeiam o CDS e o PSD. Ele não se importa. Programa? Definem os vereadores. Ele não se importa. Oposição? Bem, não tarda, farão todos e ele certamente não se importará.
Ora é muito mau sinal que o Presidente da Câmara seja reduzido a uma figura protocolar para efeitos eleitorais. A Câmara precisa de liderança e um Presidente que não lidere abre caminho a uma gestão sem rumo nem objectivo.
Com a GAMA paralisada, com dinheiro mas sem acção que se veja, com a Câmara à espera da auditoria que podia e devia ter sido pedida logo após as eleições, com a tesouraria exangue, resta mesmo… falar de blogues.
Já agora uma última nota. O meu último artigo no Diário de Aveiro suscitou inusitadas reacções. Umas de crítica educada e legítima. Outras de cobardia anónima. Nenhumas delas, porém, aqui foi feita. Só por isso não incomodo os leitores com a resposta a dar. Dá-la-ei quando puder no sítio próprio. E obviamente apenas às educadas. Uma coisa é certa: o texto deve ter doído…
(publicado na edição de hoje do Diário de Aveiro)
2 Comments:
Mais ecoooooooooooo?
Será que chegam lá?
I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! Audi dismantlers new york Celebrex+cancer men wearing spandex running tights Tennessee breast enhancement needs cialis levitra discussion stripper games Amateur 3some eyeglasses frame Vintage detroit stars baseball Lexus rack roof rx300 no prescription tramadol overnight Volvo c70 convertible and problems Settle your debt Subaru impreza facelift bonnet vents running an online business
Enviar um comentário
<< Home