terça-feira, janeiro 31, 2006

Partidos, partidos - Portugal merece melhor!

Os partidos políticos portugueses do sistema estão gastos, esvaziados de ideologia e de soluções novas e ajustadas à nossa realidade.

Manuel Alegre declarou ao Expresso do passado fim-de-semana, que não acredita «na auto-regeneração dos partidos políticos». No entanto afirmou ainda que está fora de questão a sua saída do PS, apesar de ponderar o abandono de cargos directivos. Da sua reunião em Lisboa com apoiantes que estiveram consigo na campanha às presidenciais, saiu formalizado um movimento cívico, intitulado «O Poder dos Cidadãos».

Com todo o respeito que me merecem as opções do candidato que obteve um digno segundo lugar à presidência da República, mais não posso concluir que apesar da sua já demonstrada coragem contra os tentáculos do sistema, não oferece resistência suficiente para dele se desvincular. Criar um movimento cívico é sempre uma atitude salutar à democracia, mas ser contra o sistema, deixando-se ficar acolhido nesse mesmo sistema à espera de melhores dias, é cobardia.

Portugal merece melhor!

Iniciamos agora um novo ciclo de acção e reflexão até às próximas eleições legislativas. É tempo de criar alternativas ao bipartidarismo que de forma tão incompetente tem vindo a governar o país. Já basta de aumentos de impostos, de recursos a políticas viciadas para manter máquinas de estado e paralelamente máquinas partidárias que arruínam os nossos bolsos. Basta de projectos megalómanos para benefício de alguns, em detrimento do bem-estar da maioria que todos os dias vê piorar as suas condições de sobrevivência.

Nós, na NovaDemocracia estamos a trabalhar. Já temos definida uma Estratégia para Portugal, publicada no texto “Uma ideia de Portugal” onde explicamos a missão que deve caber aos portugueses enquanto Povo e enquanto Estado livre e com Poder político próprio. Já temos publicados os Valores Políticos da NovaDemocracia, que explicam o que pensamos sobre o Homem a Nação e o Estado.

Estamos agora a trabalhar num Programa Político, onde apresentaremos as nossas propostas políticas para as diversas áreas da governação. Queremos ir de encontro às reais necessidades do país e dos portugueses. Não procuramos soluções fáceis nem milagrosas respostas. Queremos preservar o que ainda nos resta de positivo e ajudar a reparar o muito que vai mal.

Acreditamos que uma NovaDemocracia é possível e que vale a pena lutar por Portugal, enquanto é tempo!
(Publicado nas edições de hoje do Diário de Aveiro e do Democracia Liberal)