domingo, dezembro 04, 2005

Sá Carneiro e Amaro da Costa morreram há 25 anos

No Democracia Liberal
Comentário de João Carvalho Fernandes

A 4 de Dezembro de 1980, o então primeiro-ministro português, Francisco Sá Carneiro, o ministro da Defesa Adelino Amaro da Costa e seus acompanhantes morriam, em Camarate, na sequência da queda do Cessna em que seguiam para o Porto.

Com a devida vénia ao
Diário Digital
Hoje, um quarto de século depois, mantém-se a dúvida quanto às causas da queda do bimotor, apenas um minuto depois da descolagem da Portela. O chefe do Governo e o ministro de estado e da defesa seguiam a bordo, viajavam para o Porto para participar no comício de apoio à candidatura do General Soares Carneiro a Belém.
Todos os ocupantes da aeronave morreram. Sá Carneiro, Adelino Amaro da Costa, Snu Abecassis, companheira do primeiro-ministro, dois pilotos e mais dois acompanhantes.
A queda do avião continua sob investigação. A possibilidade de um atentado mereceu vários inquéritos parlamentares. A decisão final quanto ao processo de Camarate vai ser tomada pelo Supremo Tribunal de Justiça, após o Tribunal da Relação de Lisboa o ter considerado prescrito. A quarta e a oitava Comissão de Inquérito Parlamentar concluíram pela tese de atentado.
Este fim-de-semana, tanto o PSD como o CDS-PP assinalam a data com várias iniciativas, em Lisboa, Porto e Paris . A distrital do Porto do PSD homenageia Francisco Sá Carneiro no próximo ano, com uma série de conferências que levarão o nome do fundador do partido.
Comentário:
São duas figuras de vulto da democracia portuguesa, que desapareceram prematuramente. Com elas vivas, o percurso do país nos últimos 25 anos teria decerto sido bastante diferente.
É uma vergonha para a democracia e a justiça portuguesas, que passados 25 anos ainda se discuta se foi atentado ou acidente!
JCF