quarta-feira, dezembro 07, 2005

Cavaco versus Alegre?

Os portugueses que puderam e quiseram, tiveram a oportunidade de assistir ao primeiro debate televisivo entre candidatos presidenciais. Eu assisti. E no final dei comigo a interrogar-me: Cavaco versus Alegre, em quê?

No desenrolar de um debate tão morno, tão desinteressante quanto está a ser a própria campanha às presidenciais, os candidatos nem nas mensagens livres solicitadas no final, conseguiram despertar o país para algum rumo aliciante, ou pelo menos para a conquista de uma nova esperança. Fica a perder a democracia e o país, pela falta de inovação, pela falta de diversidade e de confronto nestes candidatos presidenciais.

Hoje, a dita esquerda nacional, critica Alegre por se ter colocado demasiado ao centro e à direita, não defendendo assim os tão assumidos valores de esquerda que seria desejável. E a dita direita nacional só não eleva a sua voz dizendo que Cavaco se colocou demasiado ao centro e à esquerda, porque não criou e não dispõe de alternativas à direita, e porque de forma cobarde apoia Cavaco como “mal menor”.

O que os candidatos debateram foi quase nada, para o muito que os portugueses necessitam de ver debatido por cidadãos que legitimamente pretendem vir a representar Portugal. O confronto de ideias foi quase inexistente. Os candidatos estiveram quase sempre de acordo, mais preocupados na troca de cortesias do que em propostas a apresentar ao país. Nenhum deles teve a capacidade de sugerir algo de novo e diferente do que já é conhecido e aos temas abordados as respostas surgiam calculadas, sem sequer chegarem a acender a chama plausível para atear qualquer espécie de discussão construtiva.

Para questões tão importantes como o posicionamento do nosso país face a esta Europa e Relações de Portugal com o resto do Mundo, as opiniões quase sempre convergiram e não deram continuidade à exploração das ideias para debate por parte do entrevistador. Para já nem falar de Economia, onde a desilusão foi total. Nesta matéria o Professor Cavaco é repetente nos erros do passado como seria de esperar, e Manuel Alegre comprova porque se esquivou de votar no Orçamento.

O maior trunfo de Cavaco Silva continua a ser “defesa da estabilidade”. O maior trunfo de Manuel Alegre a “defesa da Pátria”. Na verdade, quase que se poderia intitular o debate entre Cavaco e Alegre de “Amena Cavaqueira”, só não o querendo mesmo intitular por trocadilho, de “Alegre Cavaqueira”, porque os candidatos nem alegria e entusiasmo conseguiam transmitir.

Para Democracia Liberal e Diário de Aveiro


2 Comments:

At 9:16 da manhã, Blogger isabel mendes ferreira said...

eu prefiro a "alegre cavaqueira"..:) e pronto. nada a fazer....alegres e amenos lá vamos cantando e soluçando.bjs. calmos.

 
At 9:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! online craps cancer body image women free gay samplses you keep running back to me with Motorcycle newssearch productsdiamond luster car wax online consultation bontril cymbalta versus effexor add craps Refrigerators sub zero

 

Enviar um comentário

<< Home