quinta-feira, novembro 10, 2005

Universalidade, Integração e Sociedade

Se a universalidade se apresenta aos homens como uma consequência natural da sua evolução e como fruto da sua legítima ambição de adquirir novos saberes e de conquistar novos horizontes, já a integração nem sempre surge de forma natural, uma vez que em muitas situações é resultado da procura de satisfação de necessidades básicas do homem, ou da procura da libertação de pressões a nível económico, político ou social.

Se neste início de século XXI, já nos podemos vangloriar de uma certa universalidade, graças à evolução científica e tecnológica que nos permite conhecer, viajar, comunicar e usufruir um pouco de todas as sabedorias dos “quatro cantos do mundo”, já a nível da integração do homem neste universo, a realidade nos dá mostras de um longo e penoso caminho a percorrer para que sejam cumpridos valores de liberdade e de justiça, e com estes, de respeito entre os povos.

Os recentes acontecimentos em França (o país que a todos nos habituou ao lema da sua “liberdade, igualdade, fraternidade”), comprovam-nos as fragilidades duma sociedade onde a tão apregoada integração não passou afinal de uma miragem. O que hoje vivem os franceses é-nos transmitido por sentimentos de consternação e revolta, precisamente como consequência de um falhado modelo de integração que durante anos foram adoptando, e mais que o criticar ou lamentar as suas vítimas, há que aprender e actuar, para que o mesmo não nos venha a suceder a nós.

O mundo e as sociedades portuguesa e europeia em particular, de que fazemos parte, vão viver inevitavelmente nos próximos anos, momentos de transformação e há a este respeito duas posturas possíveis: ou as élites políticas, sociais, culturais e económicas ganham a consciência do que está mal, ou fenómenos de dimensão imprevisível e instrumentalização fácil podem pôr em causa todos os modelos pensados credíveis que se foram construindo.

A situação actual é previsivelmente tão grave, que afecta especial e dramaticamente as novas gerações, gerando em muitas situações um elevado grau de apatia social e política, ou criando surpreendentes casos de auto-marginalização.

Todas as manchas provocadas pela “despersonalização” a que se chegou incapaz de qualificar culturalmente gerações inteiras, pelos elevados níveis de desemprego e desintegração social, pelos regimes de habitação e saúde desprovidos de qualidade mínima e em tantos casos desumanizantes, pelos sistemas de segurança social incapazes de garantir o seu próprio futuro e o batalhão de beneficiários que a si trazem associados, pela desigualdade de oportunidades em inúmeros campos e designadamente no acesso à actividade económica, agravam de forma drástica a ideia negativa que os cidadãos (e preocupantemente demasiado jovens), constroem sobre o Estado e o “estado das coisas” em que vivem.

O reganhar de credibilidade para a sociedade em que vivemos, é pois prioridade de todos os agentes responsáveis e é desiderato só atingível pela introdução de reajustes às políticas económicas e mudanças profundas às politicas sociais para que estas actuem com seriedade e eficiência na integração emergente dos cidadãos, tendo em conta o bem estar de todos, mas com a segurança e o respeito que só a fiscalização, o empenho, e a dedicação das instituições por um lado e dos cidadãos por outro, podem criar a seiva para uma “Nova Democracia”, que a sociedade do futuro já hoje está a exigir.

(Para Democracia Liberal e Diário de Aveiro)


6 Comments:

At 1:54 da tarde, Blogger isabel mendes ferreira said...

começa por ter de se integrar o coração...eu estudei lá, sou muito "francesa" mas reconheço que eles são mesmo chauvinistas....domage...e bjs. Susana...portugueses :).

 
At 4:16 da tarde, Blogger fotArte said...

Olá Susana,
Muito obrigado pela visita.
Como foi que me encontrou?
O seu Blog também está muito engraçado. Fico aqui com um olho!
;))

 
At 11:12 da tarde, Blogger mfc said...

Não basta , mas um pouco de democratização económica ajudava muito!

 
At 12:37 da manhã, Blogger Diafragma said...

Mas que artigo interessante. Vim parar aqui nem sei como, mas tenho de o rever com calma, pois +e quase uma da manhã e está quase na hora do trabalho!
Um esclarecimento por fvr., o artigo é de quem?

 
At 12:45 da manhã, Blogger Susana Barbosa said...

Muito obrigada. O artigo é meu.

 
At 1:03 da manhã, Blogger Diafragma said...

Parabéns. Tinha mais perguntas a fazer mas aqui não dá, é pena.

 

Enviar um comentário

<< Home