sábado, novembro 05, 2005

O Aveiro Arte - Exposição Anual

O Aveiro Arte - Círculo Experimental dos Artistas Plásticos, inaugura hoje a sua exposição anual, na Galeria Morgados da Pedricosa. Como habitualmente, a mostra que assinala a passagem de mais um aniversário da associação, reunirá vários trabalhos dos seus associados desde a pintura à escultura, passsando pela cerâmica.
O Aveiro Arte existe há mais de tinta anos como associação informal, ganhando forma por escritura pública de 18 de Dezembro de 1999. É seu objectivo fundamental promover a união dos artistas plásticos naturais da região de Aveiro, ou nela radicados, que revelem nítida tendência para a exprimentação, para a criatividade, para a modernidade, e demonstrem inequívoca qualidade estética.
Por detrás da sua fundação, em 1971, estiveram nomes de artistas plásticos como Arlindo Vicente, Cândido Teles, Carlos Coelho, David Cristo, e Guerra de Abreu, estes infelizmente falecidos. Ainda vivos os também fundadores, Artur Fino, Cândida do Rosário, Clara Meneres, Gaspar Albino, Hélder Bandarra, Jaime Borges, Jeremias Bandarra, Jorge Trindade, José Augusto, José Penicheiro e Vasco Branco.
Neste contexto propôs-se a realizar, anualmente, pelo menos uma exposição de trabalhos inéditos dos seus associados, cuja admissão é decidida pelo seu Conselho Artístico. Ao longo destes anos, O Aveiro Arte promoveu dezenas de exposições de artes plásticas, sendo certo que muito do que se foi fazendo em divulgação da arte se deve aos seus artistas.
A associação já levou o nome de Aveiro além fronteiras às cidades francesas de Burges e Arcachon e os seus artistas têm participado em Bienais de Arte e Exposições em Portugal e no estrangeiro. Obras de alguns deles embelezam a nossa cidade e outras terras: os painéis cerâmicos de José Augusto, de José Augusto e Jeremias Bandarra, e de Vasco Branco; os vitrais de Jeremias Bandarrra; os monumentos de autoria de Gaspar Albino, Quintas, e de Helder Bandarra, entre outros.