terça-feira, setembro 20, 2005

«60 minutos com Brecht» em Aveiro

Sobe ao palco do Estaleiro Teatral do Efémero nos próximos dias 30 de Setembro e 01 de Outubro, pelas 21:30. Com encenação e adaptação de Clovis Levi, «60 minutos com Brecht» é uma produção de Margarida Mendes Silva e conta com a participação dos actores Fernando Taborda, Rui Damasceno e Victor Torres.
A escolha de Brecht reside no facto da sua extensa, variada e rica obra, escrita na primeira metade do século passado, permitir a reflexão sobre temas que permanecem, infelizmente - no século XXI -, como actuais: a (in)dignidade humana, a (falta de) liberdade, o (des) respeito entre os homens, o interminável combate entre o Poder e a Verdade, a delicada relação entre vencedores e vencidos, explorados e exploradores, e os conflitos entre o indivíduo e a colectividade.
O texto básico do espectáculo assenta na peça «Galileu Galilei», considerada pela maioria dos estudiosos de Brecht como a sua obra prima. A encenação deseja propor uma reflexão sobre o planeta, nos dias de hoje: as relações entre a Ciência e o Poder Político (na época de Galileu, séculoXVII, o poder era sinónimo de igreja católica); as relações entre a Ciência e a realidade quotidiana: pode a ciência permanecer na sua torre de marfim, perseguindo o conhecimento pelo conhecimento, sendo mais importante a descoberta e não o que se fará com ela? Caberá ao cientista apenas descobrir, deixando aos políticos o que fazer (de bem e de mal) com o novo?
Brecht defende que a Ciência deve buscar a melhoria de vida do ser humano, pois se assim não for,«cavar-se-á abismo tão grande, que a cada nova descoberta vossa (dos cientistas) a resposta será um grito de horror universal» -in Galileu Galilei.
Esta peça discute também a ética: até que ponto devemos utilizar formas honestas de luta contra os inimigos que utilizam estratégias desonestas? Inimigos que pelo recurso a comportamentos desonestos, acabam injustamente por vencer. No seu poema «Aos que vão nascer», Bertolt Brecht pergunta: «Que tempos são estes em que uma conversa sobre árvores é quase um crime, porque inclui um silêncio sobre tantos malefícios?»

4 Comments:

At 8:33 da manhã, Blogger Pinto Ribeiro said...

...bom dia Susana. apesar de execrável brecht era um génio e nunca esteve tão aktual. infelizmente...

 
At 12:07 da tarde, Blogger Pinto Ribeiro said...

): o labrego de bolikeime já não usa peúga branca e come com a boca fechada e sem falar ao mesmo tempo?...eheheheh...abracicos.

 
At 9:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! Normal blood pressure for 14 year old girl Surveillance camera garage cart plastic surgeons northern california zyban online web cam vardenafil hydrochloride marketed as levitra pa Impotence sexuel Dirty dodge dakota breast enlargement Assault and battery law firm articles Iowa football vardenafil order http://www.botox-5.info/enviromental-controls-wheel-chairs.html

 
At 12:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... »

 

Enviar um comentário

<< Home