quarta-feira, julho 20, 2005

O País dos desencontros

Na edição especial para clientes – Julho de 2005, o Notícias Santander anuncia:
Santander Rendimento Duplo 6% “Ganhar é lucrar com a China”.

Os procedimentos são explicados ao pormenor …Com o Santander Rendimento Duplo 6% ganha duas vezes. Ganha ao aplicar parte do seu dinheiro num Depósito a Prazo, a 3 meses. E ganha também ao investir o restante no rendimento China 6%, que aposta no grande potencial de crescimento da economia da China face ao resto do mundo

Não é extraordinário?

- Suponho que o Dr. Victor Constâncio tem conhecimento destes procedimentos do grande grupo espanhol financeiro. Ou será que não notou e daqui a uns meses vem de novo dizer que o país está na desgraça? Sim, o mesmo país que agora diante dos seus olhos, tanto se preocupa com o sucesso da grande China!

- Suponho que o Dr. Manuel Pinho estará completamente de acordo com este procedimento, aliás até já deve ter descoberto o”negócio da China”: tem disponível mais um lugar, onde poderá aplicar as suas abastadas poupanças.

- Suponho que o Dr. Luís Campos e Cunha acredita no sucesso deste “novo produto” para os cofres do Estado, sonhando com o aumento de impostos que dele poderá advir.

- Suponho ainda que há muito mais quem sonhe com negócios da China, do que em ajudar a solucionar Portugal.

Mas como na realidade, não vivemos no País das Maravilhas, deixo aqui algumas questões de desencontro:

- Qual é o público-alvo deste novo produto Santander? Afinal ainda há quem tenha dinheiro dentro de Portugal e nós não sabemos?

- Já não basta deixarmo-nos comprar todos os dias pelos espanhóis, agora também teremos de suportar os espanhóis a venderem-nos aos chineses?

- Será que algum dia voltaremos a ver um governante preocupado com o investimento em Portugal, para todos os portugueses poderem viver melhor?

Se fecharmos para férias o que resta da nossa capacidade de resistência e protesto, quando voltarmos, Portugal não existe!
(a publicar no Democracia Liberal)
(a publicar no Diário de Aveiro)