terça-feira, abril 11, 2006

O poder em estado de graça... ou o estado de graça do poder?

Diz-se que o poder em Portugal, está agora sob um estado de graça. Tal como era suposto entrou-se num novo ciclo político, em que as relações entre Presidente da República e Primeiro-Ministro prometem um estado de conciliação de valores e de conciliação de interesses. Na Assembleia da República a oposição é frouxa, os debates são mornos e o Governo assente numa maioria confortável, faz passar tudo o que melhor lhe convém.

Poder-se-á então dizer que os portugueses podem finalmente dormir descansados e que o país se encaminha agora no rumo da prosperidade?

Sinceramente creio que não.

Incomoda-me por um lado a forma leviana de como o governo não cumpre nada do que prometeu e por outro lado a apatia em que se vive por nada se contestar.

E além de ser verdade esta dualidade, por aqui do lado do país real, as empresas continuam a fechar apesar dos mirabolantes programas apresentados para a retoma económica. As listas de espera para atendimento em hospitais públicos continuam a engrossar. O poder de compra dos portugueses diminui por força duma brutal carga fiscal, o que representa outra promessa incumprida de José Sócrates, uma vez que em campanha eleitoral apregoou que não aumentaria impostos. Os centros de emprego continuam a anunciar aumentos do nº de inscritos e já ninguém se lembra dos 150 mil postos de trabalho que os socialistas prometeram criar!

Ao fim de um ano de governação socialista é sabido que a despesa do Estado cresceu 1.300 milhões de euros, em relação à previsão do «Relatório de Constâncio» anunciada em 2005, ou seja mais 1.500 milhões de euros, em relação à meta definida pelo próprio Governo no seu Orçamento. O Estado continua a engordar, os assessores multiplicam-se e como é do conhecimento geral renovam-se frotas automóveis de primeira para primeiríssima classe (a começar pela própria viatura em que viaja o Sr. Primeiro-Ministro).

Só assim se explica que José Sócrates tenha viajado a Angola e se tenha deslumbrado com os iates ao largo da Baía de Luanda, sem ter dado uma palavra de incómodo sobre um dos maiores bairros de lata mundiais implantado na mesmíssima capital. José Sócrates ao lado de José Eduardo dos Santos, que é um dos homens incluído nas listas das maiores fortunas do mundo, só lembrou que Angola é o “país das oportunidades” deixando no esquecimento que hoje Angola é também um dos países das maiores desigualdades, onde os direitos humanos continuam a ser violados.

Por sua vez, deu-se no domingo passado a aparição pública de Cavaco Silva. E claro está que não foi por mero acaso que esta aparição não foi marcada por uma acção de índole económica. Cavaco mede a rigor os seus passos e com esta entrada a visitar um hospital deixa o Governo descansado, demonstrando que ao contrário do que muitos acreditaram, a sua linha se inicia pela preocupação social e de benemerência e como não poderia deixar de ser, fazendo-se acompanhar da 1ª dama. Podemos aguardar que se sigam as inaugurações e as condecorações…

E assim será, até que o país aguente o estado de graça do poder e as mordomias que servem os mais altos cargos da Nação!
(publicado nas edições de hoje do Diário de Aveiro e do Democracia Liberal)

6 Comments:

At 11:31 da manhã, Blogger Elise said...

não temos oposição. os media levam sócrates ao colo.o povo é ANALFbeto funcional.

enfim.

 
At 3:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Oxalá que um poder em estado de graça ou o estado de graça do poder, não se reflita no abuso do seu 'estado' e deixe cair o País na 'desgraça'!...
... qualquer pessoa com bom senso vê que estamos por um fio, numa altura crucial, em que isto não deve, não pode, acontecer! :(

(desconfio que, se assim for, só nos resta vendermos o território à Espanha, pagar despesas, e fazer uma jantarada coletiva com o que sobrar - como ouvi outro dia alguém sugerir!!!)


...entretanto, bjts e Sol
;)

 
At 2:13 da manhã, Anonymous Anónimo said...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»

 
At 6:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Really amazing! Useful information. All the best.
»

 
At 10:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Excellent, love it! martina hingis panties upskirt 2000 volkswagen jetta picture motivatie werken callcenter isuzu montreal seroquel and insomnia Cum fetish nietzsche Preqpaid debit cards The best antidepressant to lose weight Pull toy wagon vintage mercury Amateur linear amplifier Ross appliance xenical and forum Open source small business accounting software Food items exempt from texas sales tax Is 7525 high cholesterol lingerie model Hummer r c car How long does ativan stay in your body

 
At 8:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Best regards from NY! 11v11 soccer field Car dealerships in nashville tn phone Mcse 2bexam

 

Enviar um comentário

<< Home