quinta-feira, março 02, 2006

Sugestão

A Editorial Presença reeditou recentemente na íntegra a obra "poesia de Fernando Pessoa - Introdução e Selecção de Adolfo Casais Monteiro", já lançada no mercado, em 1945, pela Editorial Confluência.

Trata-se de uma compilação abrangente e criteriosamente seleccionada, que compreende todas as facetas da obra de Fernando Pessoa. Nela se encontram reunidos os momentos mais significativos da sua poesia ortónima bem como da dos seus principais heterónimos – Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. De extremo interesse é ainda a inclusão nesta obra da carta sobre a origem dos heterónimos que o poeta escreveu a Casais Monteiro. Dirigida por um profundo conhecedor do universo pessoano, esta antologia oferece-nos ainda uma introdução que constitui, a todos os títulos, uma perspectiva enriquecedora da obra daquele que é um dos poetas maiores da literatura portuguesa.

Mais informações aqui

2 Comments:

At 10:46 da tarde, Blogger Terra e Sal said...

Gosto de Fernando Pessoa.

*Muitos dos seus poemas acusam uma má relação com a sua imagem.

Num deles datado de Julho/1931, manifesta esse desgosto de si nestes termos:

E acho que todo poeta
Deve ter cara para isso.
Passo diante do espelho,
Sorrio a mim um conselho:
Olha pr'a ti e não escrevas.

Escreve noutro poema:

A quem a Natureza não fez belo
Com seu corpo lhe disse:
Tu não ames!

A mãe numa carta datada de 1915 que ele de Lisboa lhe enviara para a África do Sul, fê-lo muito feliz:.... que tinha "uma cabeça de poeta"...*

* Vivendo e Escrevendo

Cumprimentos
Terra & Sal

 
At 4:01 da tarde, Blogger Terra e Sal said...

Rectificação que se impõe:
Quando cito a carta da mãe o assunto reporta-se ao comentário da mãe na resposta a uma carta enviada por Fernando Pessoa em que anexava uma fotografia sua.
É só!
Cumprimentos
Terra & Sal

 

Enviar um comentário

<< Home