quarta-feira, março 01, 2006

Quaresma

O período da Quaresma corresponde aos quarentas dias anteriores à Semana Santa. Começa na Quarta-feira de Cinzas e vai até o sábado anterior ao Domingo de Ramos. O primeiro dia da quaresma chama-se assim, Quarta-feira de Cinzas, por causa do rito em que se deposita um pouco de cinza (as cinzas usadas no ritual são provenientes da queima de ramos do ano anterior) na cabeça ou na fronte dos cristãos.

Para os cristãos, a Quaresma é a lembrança dos 40 dias e 40 noites que Cristo passou no deserto e também dos 40 anos que os judeus caminharam até chegarem à Terra Prometida. É o período de penitência e preparação para a Páscoa.

A imposição das cinzas remonta ao Antigo Testamento onde o profeta Jonas recebeu de Deus a incumbência de tentar converter os habitantes de Nínive, na Palestina. Depois de engolido por uma baleia, que o "cuspiu" nas praias da cidade, Jonas atendeu o pedido de Deus e passou a pregar em Nínive. O Capítulo 3 do profeta, no Antigo Testamento, relata que, nesse momento, o rei do lugar "levantou-se de seu trono, tirou seu manto, cingiu-se com um pano de saco e assentou-se sobre a cinza". O rei ainda decretou jejum. Os habitantes converteram-se e Deus desistiu de castigar a cidade.
in História Universal, sarpe

2 Comments:

At 7:59 da tarde, Blogger kinha said...

Boa noite e um beijinho Susana.

 
At 8:08 da tarde, Blogger Hata_ mãe - até que a minha morte nos separe Hugo ! said...

Uma boa lição não só historia universal, quase teologia...
Um abraço

 

Enviar um comentário

<< Home