quinta-feira, março 23, 2006

Sal de Aveiro

Com água e luz, a alma aveirense é feita de sal. Sal fino. Sal finíssimo. Diferente do sal traçado do Tejo ou do sal grosso de Setúbal. Sal. Sal a que já chamaram tudo: «ouro branco», «sangue branco», «grão divino», «sal da vida», «milagre branco». Às quadrículas azuis das marinhas chamou Almada Negreiros «janelas do céu». D. João de Lima Vidal viu nas salinas «tabuleiros de cristal». Poesia de sal. O sal inspirou poetas. O sal temperou sonhos. O sal purificou a paisagem. Mas o sal também é suor. Muito suor. É labuta de gente crestada pelo Sol há mais de mil anos. (O mais antigo escrito que testemunha a existência de salinas em Aveiro é do ano de 959). Gente laboriosa. Gente salgada. Sal da terra.

Depois dos trabalhos do Inverno - sigamos agora a musa delicada de Costa e Melo - «antes de o sal começar a nascer, como que a medo, em espumas, ele mostra-se ao Sol que lhe dá brilhos e reflexos de beleza sem par. Depois, as janelas do céu caem e o cristal delas começa a fazer negaças à luz, chamando-a para o noivado». Um bailado meticuloso de luz e sombras, de água e espuma, de moços, mulheres e marnotos, de rodos e canastras vai esculpindo, durante meses, uma moldura de montinhos de sal, que fulgem de luz como diamantes na imensidão aberta da planície. «A cordilheira começa a tomar formas de fruto, a mostrar-se para o amadurecer da montanha que o espera em forma de cone. Com o tempo e a ajuda do vento, os cones vão fazendo parte da paisagem, cada dia mais salgada».

in Aveiro, Cidade de Água, Sal, Argila e Luz

8 Comments:

At 11:16 da manhã, Blogger isabel mendes ferreira said...

ah Poeta....é assim mesmo....adorei.....



____________beijo_________te.

 
At 11:26 da manhã, Blogger hfm said...

Gostei de ler. Muito.

 
At 11:30 da manhã, Blogger António Sanches said...

AI, Aveiro... Aveiro.
Terra de paixões.

Que saudades...
Voltarei..

 
At 12:40 da tarde, Blogger Elise said...

a vontade de voltar a visitar aveiro aumentou!

 
At 5:50 da tarde, Blogger Terra e Sal said...

Está lindo Susana!
Nós, os outros, a própria natureza, tem nos encantos de Aveiro uma fonte inegostavel de prosa e poesia.
Eu acho que devíamos concentrar nesta terra priveliagada, nem que fosse uma semana em cada ano e do país inteiro,os poetas e os escritores.

Vinham na estação do ano que quisessem... quando sentissem o desabrochar da inspiração.
Para todos seria um recolhimento de meditação e a nossa natureza dava-lhes as palavras e as lições, para melhor exercerem a função que têm no mundo.

Gostava de ver aqui também todas as crianças, sentirem os nossos odores,serem influenciadas naturalmente pelos dotes da alegria natural de que esta terra usufrui.

Com tudo o que de impossivel existe neste pensamento, era um sonho lindo,é que nós, aqui, apetece-nos muitas vezes sermos crianças, e até isso, não é privilégio de todos.

Podermos partilhar dia a dia, com os outros, esta riqueza ímpar do Sal, da Ria e do Mar, das Serras, das aves, dos peixes e dos animais, de tudo, da nossa riqueza humana, da nossa alma também.
E até mesmo, e porque não, deste bocadinho de criança que compõe o Terra & Sal :)
Cumprimentos.

 
At 1:19 da manhã, Blogger Susana Barbosa said...

Caro Terra & Sal

O seu post levou-me a recordar:
"E sempre que um homem sonha, o sonho pula e avança como uma bola colorida por entre as mãos de uma criança"
Lindo, não é?
A nossa cidade é tudo o que descreve e que transporta na alma!

 
At 6:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

 
At 2:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you!
Real voyeur pic american legion baseball records Harry potter dirty stories Video surveillance ccd security canada email Average vehicle insurance rates http://call-center-outsourcing.8k.com/Callcentermanagerhotelandconferencemanchester.html Reviews air bath tubs pics + foot fetish lesbians nifty erotic stories archive Nude amateur uk women Kylie t shirt 4 day alaska cruises body building and message board and supplement

 

Enviar um comentário

<< Home