quarta-feira, março 08, 2006

Na Rota da Lampreia e da Vitela

Renovam-se os tempos, renovam-se as vontades... e com eles os sabores de uma boa cozinha tradicional. São esses sabores fortes e naturais da gastronomia local que vincam a identidade deste concelho.
Importa por isso, manter a sua genuína arte de bem cozinhar e divulgá-la para o bom saborear de quem a aprecia. Aqui em Sever do Vouga, terra de gente hospitaleira e onde a Mãe Natureza foi generosa, há também a tão afamada lampreia que desde os tempos da Idade Média, servia igualmente como pagamento de impostos aos senhores feudais.
É pois com esse objectivo que o Município de Sever do Vouga e a SEMA – Associação Empresarial têm vindo a promover “as tradições gastronómicas” do concelho, desta feita, com a realização de mais uma Edição da FESTA DA LAMPREIA que irá beneficiar de mais uma especialidade da região a saber, a VITELA ASSADA COM ARROZ DO FORNO.
Com data prevista para o período de 10 a 19 de Março conta para o efeito, com a participação de alguns restaurantes, designadamente, “Santiago”, “Quinta do Barco”, “ O Recanto - Praia Fluvial” “ O Cortiço”, “O Vitorino ”e o “Rai Um” que constituem deste modo, a Rota da Lampreia e da Vitela.
Fará parte integrante deste evento a animação dos restaurantes assegurado pelos próprios nos dias de fim-de-semana com a participação dos Ranchos Folclóricos ou Tocatas do concelho bem como a oferta de pequenas peças de artesanato ou doçaria regional aos convivas dessa semana.
Este evento, assim como tantos outros que o Município tem vindo a promover, visa divulgar e contribuir para o desenvolvimento do concelho, através da concertação de meios e sinergias na valorização de produtos locais - a lampreia e a vitela – que já é, de certo modo, um motivo de visita e de promoção do concelho.
É a afirmação de uma Imagem de Marca que pretende divulgar o concelho através da criação de programas alternativos de turismo temáticos, suscitando deste modo o surgimento de formas itinerantes de turismo, constituídas por grupos ou clientelas fidelizadas, considerados de grande importância para o desenvolvimento do concelho.

É neste ambiente de festa que Sever do Vouga o convida a saborear a sua gastronomia local nomeadamente, o “Arroz de Lampreia”, a “Lampreia à Bordalesa” e a Vitela Assada com Arroz do Forno.

São segredos de um povo que do saber e do imaginar temperam e aconchegam os sentidos gustativos de quem aprecia estes sabores fortes e requintados.