terça-feira, março 07, 2006

Acreditará José Socrates em algum milagre?

Em entrevista ao jornal Expresso do passado fim-de-semana, o nosso 1º ministro afirmou que «o mais difícil é o que está para vir» e logo de seguida afirmou ainda «vamos reduzir o défice de 6% para 4,8%». Terá José Sócrates alguma fórmula mágica em carteira que nós desconheçamos, ou pura e simplesmente estará à espera que aconteça um milagre?

Dizem as estatísticas que a taxa de desemprego aumentou de 7,5% registados em Março, quando o governo tomou posse, para 8% registados em Dezembro, passados 9 meses de governação. Continuam a dizer as estatísticas, continuam a alertar os Centros de Emprego e continuamos nós a constatar pelo nº de encerramentos de empresas industriais e estabelecimentos comerciais que todos os meses se repetem, que o desemprego continua a aumentar.

Diz José Sócrates que a economia criou 40 mil novos postos de trabalho, mas que o número de pessoas que chegou ao mercado de trabalho foi superior. Mas porque se defende o nosso 1º ministro com os novos postos de trabalho, se na verdade eles foram insuficientes dado a taxa de desemprego ter aumentado 0,5%? E nesses 40 mil novos postos de trabalho, quantos terão sido atribuídos ao Estado?

Quando chegou ao poder, José Sócrates quebrou uma das mais importantes promessas eleitorais que significava não aumentar impostos, aumentando de imediato o IVA em dois pontos percentuais. E logo o IVA, que como se sabe é um imposto transversal à sociedade afectando de igual modo tanto os ricos como os pobres! Diz agora passado um ano que não se arrepende. Porque continua José Sócrates a defender o indefensável? Simplesmente porque o emagrecimento do orçamento tem de estar sempre do lado de quem dá o poder e não do lado de quem o exerce? Simplesmente porque o que importa é continuar a alimentar bem a máquina estatal, ignorando o estrangulamento causado pela falência das empresas privadas?

Após 5 anos da tragédia da queda da ponte em Entre-os-Rios, a SIC noticiou no passado dia 4 de Março, que no distrito de Bragança 3 pontes abertas à circulação de veículos, apresentam riscos de segurança. Como poderá continuar a defender os projectos da OTA e do TGV, um país que não tem satisfeitas condições básicas de segurança, de saúde ou de ensino?

Se José Sócrates não quer mudar, é tempo de começar a equacionar alternativas, que não alternâncias para o país. É tempo de sermos realistas e de nos deixarmos de projectos megalómanos que têm a efemeridade de um momento. Nós na NovaDemocracia apresentámos na Assembleia da República uma petição com mais de 4000 assinaturas contra a OTA. Nós na NovaDemocracia apresentamos recentemente um projecto de uma Nova Constituição para Portugal, porque entendemos que o sistema está gasto e que as mudanças a fazer no país têm de ser iniciadas pela raiz do que está mal na nossa já tão fragilizada democracia.

E a oposição que tem assento parlamentar, que novas propostas tem apresentado?

As próximas eleições legislativas servirão para aferir a governação que até lá iremos ter, mas também para averiguar o trabalho e as propostas alternativas que a oposição apresente. A NovaDemocracia como se sabe não está no parlamento, mas novas propostas, alternativas e trabalho garante que não faltarão! Caberá aos portugueses decidir se apostam na mudança para um país real, ou se quererão continuar a viver na ilusão de um país coberto de medalhas e festejos por coisa nenhuma, mas endividado, dependente e sem eira nem beira…

(publicado nas edições de hoje do Diário de Aveiro e do Democracia Liberal)


2 Comments:

At 5:53 da tarde, Blogger Elise said...

"simplesmente estará à espera que aconteça um milagre?"

"temos nossa senhora de fátima." muitos pensam assim, especialmente políticos.

 
At 1:11 da manhã, Blogger Unknown said...

pois é... o nosso amigo socrates deve pensar k os milagres caem do ceu... looool assim tipo as cagadelas dos pombos no rossio!

Amigo socrates, Um conselho
anda com isto pra frente
porque o melhor ministro
consegue tudo e não mente

Virtuagui a todos
Nuno Mneto (coment my blog)

 

Enviar um comentário

<< Home