terça-feira, março 14, 2006

Aveiro merece referendo local sobre o Mário Duarte

Na passada sexta-feira, o PND (Partido da NovaDemocracia) saiu para as ruas de Aveiro para uma acção de sensibilização “diga-nos o que pensa”, sobre o destino do antigo Estádio Mário Duarte. Desde o bairro da Beira-Mar às Barrocas, da Forca-Vouga a Esgueira, ou de Santa Joana à Glória, de uma coisa ficamos certos: quando se fala na demolição do Estádio, a grande maioria discorda, mas quando falamos numa urbanização para o local onde este se encontra, não encontramos alguém que concordasse!

À medida que distribuíamos panfletos sobre o assunto, íamos conversando com as pessoas e ninguém ficava indiferente ao tema. Trata-se realmente de um espaço nobre da cidade, sinónimo de um património desportivo e histórico da comunidade aveirense que importa preservar. Não o querer entender, será ignorar as nossas gentes e a nossa identidade.

Sabendo nós que foi ratificado pelo Conselho de Ministros, por Resolução do Conselho de Ministros no início de Fevereiro deste ano, o Plano de Pormenor respectivo, e ao que nos informou a actual presidente da Assembleia Municipal Dr.ª Regina Bastos, Plano este aprovado em Assembleia Municipal do anterior executivo, entendemos no entanto que este processo dado o interesse público que apresenta, não deverá ser por aqui encerrado.

No final de Novembro de 2005, recebidos em audiência pelo Dr. Élio Maia presidente da autarquia, para além das propostas de uma auditoria externa e independente às contas da C.M.A. e da extinção das empresas municipais existentes, também levámos já na altura a proposta da concretização de um referendo local, sobre o destino a dar ao Mário Duarte. O Sr. Presidente que durante a sua campanha não foi alheio a este assunto, afirmando mesmo que «temos o desejo profundo de ver se ainda é possível, respeitando os compromissos e o enquadramento legal, manter o velhinho estádio», corroborou-nos na altura a sua intenção.

Importa pois, fazer um levantamento das responsabilidades assumidas pelo anterior executivo no processo e uma avaliação rigorosa de custos consequentes. Bem sabemos que não podemos desconsiderar a conhecida e débil situação financeira da C.M.A., mas também não é legítimo que à semelhança do que acontece por muitas autarquias deste país, para resolver problemas financeiros se recorra à solução mais fácil que é sempre o que representa urbanizar, na maior parte dos casos ultrapassando valores culturais, patrimoniais ou ambientais. Aveiro merece melhor!

Cremos assim que nada é irreversível. Mais do que ter a ousadia de impor uma solução, queremos dar a oportunidade aos aveirenses de participar na decisão. Tal como Élio Maia prometeu em campanha dar importância à opinião dos cidadãos, terá agora uma óptima oportunidade para começar a cumprir com as promessas feitas, partilhando com o povo a responsabilidade da decisão.

(publicado nas edições de hoje do Diário de Aveiro e do Democracia Liberal)



8 Comments:

At 10:40 da manhã, Blogger spartakus said...

b'jinhossss,,,,

 
At 2:39 da tarde, Blogger a loucura de uns e' a normalidade de outros said...

mas para que e' que aveiro precisa do antigo estadio?
so gostavaa que me explicassem isso... e' so saudosismo? temos um novo e as moscas , queremos o velho para as os amadores? mais vale po-los no novo sempre o ocupam!
queremos o velho para concertos no centro da cidade? acho que nem pode ser por causa do hospital, mas o novo tb leva mais gente e tem melhores acessos...
realmente nao percebo que que leva alguem a pedir p o velho ficar ... so o sudosismo do BM ... para que servira o velho Mario Duarte ?

 
At 3:27 da tarde, Blogger Mendes Ferreira said...

____________________ouso dizer____________que te gosto___________________assim____________a escrever________________a escrever_________________.



bjo.

 
At 1:01 da tarde, Blogger a loucura de uns e' a normalidade de outros said...

tou a ver q nao ha ideias para o mario duarte.... :)

 
At 2:14 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»

 
At 2:21 da manhã, Anonymous Anónimo said...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»

 
At 6:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

 
At 5:46 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP http://www.lawyers-9.info/Bridget-bush-louisville-attorney.html

 

Enviar um comentário

<< Home