sexta-feira, novembro 25, 2005

Em busca da cor perdida

Por Jorge Ferreira

Os painéis do novo Estádio de Aveiro, construído de raiz para o Euro 2004, estão a perder a cor. A linha Aveiro-Salamanca desapareceu do mapa do TGV. O Governo do Plano Tecnológico demora uma eternidade a vistoriar e a licenciar o novo pesqueiro da Miradouro, um investimento de 15 milhões de euros acostado à espera de Godot, perdão, de ministro.
Os membros da Assembleia Municipal de Aveiro têm má fama, diz um dos deputados municipais (dos que não foram contemplados com administrações das empresas políticas do concelho). Um vereador socialista da Câmara de Aveiro decidiu divulgar agendas de reuniões não abertas ao público, sem dar cavaco, desculpem, sem passar cartão aos outros membros do órgão e ao próprio orgão. Alberto Souto nunca teve um contratempo destes.
Ora, isto é tudo o contrário do que o país e Aveiro precisam. Primeiro precisamos de cor para combater a depressão colectiva que insiste em andar associada às vergonhas da justiça e ao agravamento da situação económica. Depois prescisamos de saber o que queremos para o desenvolvimento do país. Tira linha, põe linha, encurta prazo, alarga prazo, este é o balanço da ineficiência e da falta de estratégia nacional para o desenvolvimento. A seguir precisamos de eficiência no Estado, esse amontoado burocrático que trava o investimento e a criação de riqueza. Mas nada disto se conseguirá, a cor, o objectivo, a eficiência, sem sentido de responsabilidade e sem credibilidade dos políticos. Que, pelos vistos, anda pelas ruas da amargura.
Hoje quero recordar outro exemplo deste ambiente geral de incapacidade para resolver problemas. O Governo PSD/CDS decidiu criar o Tribunal de Comércio de Aveiro. É uma arreigada tradição portuguesa criar tribunais no Diário da República, dos quais depois não se consegue saber onde ficam as respectivas instalações.
A verdade é que ainda hoje não se sabe a morada, não se conhecem os juízes e os funcionários desse tribunal.
Este é mais um típico exemplo desse mau costume. Num distrito comprovadamente empresarial e dinâmico como é o de Aveiro, a vida da economia continua à mercê das páginas esquecidas do jornal oficial. Nenhum dos membros do Governo que assinou a criação do tribunal está hoje no Governo. Provavelmente até eles estarão esquecidos do tribunal que criaram…

3 Comments:

At 11:39 da manhã, Blogger isabel mendes ferreira said...

bom dia susana....E ESPERO QUE SEJA O ESTÁDIO DO sPORTING....MTS BEIJOS.

 
At 1:28 da tarde, Blogger isabel mendes ferreira said...

ohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhtá bem prontos.....mas o Sporting é mais giro....tralará....mas continuo a gostar-te....bjos.

 
At 12:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Enjoyed a lot! Bulgarien goldstrand allegra Mercedes benz27s sl club Roanoke breast surgery clomid Yokohoma tire

 

Enviar um comentário

<< Home