domingo, setembro 10, 2006

«O que se está a passar nas pescas é um crime»

por João Peixinho, no Diário de Aveiro de hoje

Os pescadores já não dizem aos filhos para seguirem a actividade, segundo o presidente do PND, para quem isto é «algo de novo», representando um «corte brutal». A nível comunitário disse que o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, podia fazer «muito mais» pelas pescas.
O presidente do Partido da Nova Democracia, Manuel Monteiro, atribui ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, parte da responsabilidade pela crise das pescas em Portugal. A «diminuição das quotas de pesca e o abandono da actividade» são factores apontados pelo líder do PND, que resumindo disse que «o que se está a passar é um crime».
Tudo isto num país cuja frota nacional apenas «suporta um terço das necessidade de consumo», embora com forte tradição na actividade, e o facto de ser o maior consumidor de peixe entre os membros da União Europeia.
Antes de entrar ontem em Aveiro, no cais do Canal Central, a bordo do moliceiro que o levaria pela Ria até uma marinha de sal para almoçar, recordou que Durão Barroso «disse que ia para a Comissão Europeia para ser útil para a Portugal». Manuel Monteiro conclui que o social-democrata, afinal, «podia fazer muito mais». E «se não provar o contrário, foi para a Comissão Europeia para ser útil para si próprio».
De resto, para o presidente do PND, Durão Barroso «está a fazer contas para ser Presidente da República, daqui a uns anos».Manuel Monteiro também se referiu aos armadores de pesca dizendo que «muitos deles estão à espera do dinheiro para abater navios».
Nos encontros com pescadores e regulares viagens em embarcações que tem feito, Manuel Monteiro apercebeu-se que está a acontecer «algo de novo». A comunidade piscatória «é cada vez mais idosa e os pais estão a aconselhar os filhos a não seguir a carreira», diz o líder partidário que classifica esta nova atitude como um «corte brutal muito preocupante na tradição económica e familiar».
Para Manuel Monteiro, «defender a pesca é defender um modo de vida e uma actividade económica», recordando que esta prática tem relações a montante e a jusante como a construção e reparação de embarcação, fábricas de redes e outros apetrechos, indústria de conservas, envolvendo «centenas de milhares de pessoas». Entretanto, o PND prepara um dossier a apresentar na Comissão Europeia «com propostas alternativas sobre as pescas».