sexta-feira, janeiro 06, 2006

É vergonhoso!

Estátua de Santa Joana está por pagar

Tem sensivelmente quatro anos a dívida da autarquia ao artista Hélder Bandarra, pela autoria da estátua da princesa Santa Joana, encomendada pela Câmara de Aveiro e erigida a 12 de Maio de 2002.A dívida da parte artística a Helder Bandarra é de 30 mil euros, que ficou da governação socialista de Alberto Souto e que passou para a nova maioria do PSD/CDS-PP.
Da parte da nova Câmara há a intenção de saldar essa dívida com o autor da peça. O vereador da Cultura, Miguel Capão Filipe, disse ontem ao Diário de Aveiro que «todas as dívidas e compromissos são a prioridade para credibilizar a Câmara». Quanto ao prazo para pagar, esclarece que «não há promessas», tudo dependerá da «disponibilidade».
A estátua é de bronze, de quatro metros, foi feita na Fundição de Arte Guedes & Araújo, de Vila Nova de Gaia, também responsável pela estátua do Marquês de Pombal (colocada numa rotunda de Lisboa). A base é de pedra branca vidrada com dois metros de altura.Foi inaugurada a 12 de Maio de 2002, na Praça do Milenário, junto ao Museu e à Sé de Aveiro, com a presença especial dos Duques de Bragança, D. Duarte Nuno e D. Isabel Herédia.
A nova estátua de Santa Joana, irmã de D. João II, padroeira de Aveiro, encontra-se sensivelmente, no lugar onde esteve uma esfinge da figura.