sexta-feira, janeiro 06, 2006

«Jogos do Mundo» em Exposição

Em Janeiro e até 5 de Março, na Fábrica - Centro de Ciência Viva de Aveiro.
De terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00 e aos sábados, domingos e feriados das 11h00 às 19h00. www.fabrica.ua.pt/cienciaviva/


A Exposição «Jogos do Mundo» é composta por 30 jogos de tabuleiro que há séculos ou mesmo milénios, vêm fascinando os mais diversos povos e culturas em todos os continentes. A maior parte continua a existir na actualidade, outros evoluíram para jogos que hoje nos são familiares. Apenas o "Jogo Cram" é de invenção recente, de meados do século XX.

A maior parte dos jogos é de estratégia abstracta, isto é, o factor acaso não intervém no jogo, ou pelo menos, não é decisivo. No entanto, esta exposição também inclui jogos com dados, que representaram e ainda representam uma parte importante do património dos jogos. Além do facto da existência de dados não significar que não se jogue de modo estratégico.

A exposição é composta por vários jogos, sendo que cada jogo é apresentado através do tabuleiro, das regras e de um conjunto de notas. Sempre que possível faz-se um breve resumo da sua história e são ainda indicados a bibliografia e os sites consultados.

A Associação de Professores de Matemática convida-o a entrar no universo fascinante do jogo e a passar algum tempo a viajar à volta do mundo... jogando.

F.C.V.

4 Comments:

At 12:05 da tarde, Blogger Diafragma said...

Queria mais uma vez agradecer-te por manteres este Blog, que é um ponto obrigatório para sabermos o que se passa na tua zona em particular, e no país em geral.
Embora fora do contexto, deixo-te um exemplo noutras latitudes:
http://www.pbase.com/april_sims/the_awakening

 
At 1:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Susana: obrigada pelas tuas palavras. Tb eu te venho desejar um 2006 pleno de realizações pessoais e profissionais.
um bjo
maria heli

 
At 3:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

susana venho a correr deixar-te um beijo.....sempre!!!!!!!!!!




(isabel mendes ferreira)

 
At 7:17 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Very nice site! backpacks Nj moving companies http://www.shirt-1.info Celebrex uses Orchids repotting Cover chair rentals in vharlotte nc Cr paxil symptom withdrawl Digital camera driver free downloads Side effects from valtrex financial planning for disabled children pda Levitra or viagra Ireland cruise mooring anchorage coast Very fat naked woman Curranr rebates on2005 dodge ram trucks

 

Enviar um comentário

<< Home