quarta-feira, dezembro 14, 2005

TGV ou a necessidade de incrementar velocidades prioritárias em Aveiro?

Disse José Sócrates em relação ao TGV, que «desistir seria rendermo-nos ao atraso» e eu digo que desistir seria rendermo-nos ao bom senso.

Num encontro que decorreu em Aveiro no passado fim-de-semana, entre autarcas de Espanha (Salamanca e Ciudad Rodrigo) e Aveiro, foi unânime o descontentamento pelas alterações feitas pelo actual governo socialista ao traçado da rede de alta velocidade, preterindo da ligação Aveiro / Salamanca para uma segunda fase do projecto.

Quero esclarecer, que não sou contra o progresso nem contra a evolução tecnológica e científica, e que muito pelo contrário creio que estas alavancas são garante de melhor futuro e melhor desenvolvimento das sociedades. No entanto, cada sociedade deve ir de encontro à satisfação das suas necessidades, estabelecendo prioridades de acordo com a realidade em que se insere.

Em Portugal vivemos numa sociedade desenvolvida, mas onde necessidades já consideradas básicas para os tempos modernos ainda não se encontram satisfeitas. Falta a muita população condições e vagas nos hospitais e nos centros de saúde existentes, faltam condições dignas em muitas escolas, faltam redes ferroviárias de velocidade normal e redes viárias adaptadas às necessidades em muitas regiões, falta até, e incrivelmente nos dias de hoje, saneamento básico em muitas localidades deste país!

O distrito de Aveiro, apesar do desenvolvimento já atingido, não é excepção dentro do panorama nacional. Muito antes de um TGV, Aveiro necessita de ver satisfeitas muitas necessidades e infra-estruturas de que ainda não dispõe. Não adianta fazer planos de poupança de tempos em TGV´s para minorias, se uma esmagadora maioria da população perde horas e dias em hospitais e centros de saúde à espera de ser atendido. Não é progresso iludirmo-nos com a ideia de dispormos de um transporte ferroviário de alta velocidade, quando ao nosso lado existem tantas localidades sem saneamento básico, como acontece mesmo nos concelhos mais desenvolvidos do distrito de Aveiro, como é o caso de Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira.

Mesmo ainda no plano ferroviário, porque se dá prioridade ao TGV, quando a cobertura de ferro vias no distrito é tão insuficiente? Deixou-se morrer por exemplo a linha do Vouga, que hoje se estivesse reabilitada, representaria por certo um grande motor de desenvolvimento da região, dada sua abrangência e carácter alternativo para pessoas e mercadorias que transitam diariamente na IP5/A25. Vergonhosamente, Aveiro que possui um dos mais importantes portos de mar do nosso país, não dispõe de acessibilidade ferroviária ao mesmo, o que equivale uma linha de pouco mais de 10 km, não é extraordinário?

Muito se fala em desenvolvimento sustentável, pouco se pratica em Portugal esse mesmo desenvolvimento. Enquanto o país continuar a viver de ilusões, continuaremos a ter na base um país subdesenvolvido porque se preocupa mais com o bem-estar de alguns, do que com a qualidade de vida desejável para todos!
Para Democracia Liberal e Diário de Aveiro

4 Comments:

At 5:48 da tarde, Blogger isabel mendes ferreira said...

um beijo....rápido.


umpostàSusana.
oportunoemuitobemescrito.

 
At 7:04 da tarde, Blogger mfc said...

Na mouche.... o desenvolvimento começa nas pequenas coisas que são essenciais ao desenvolvimento.
Acho que tinha mais razão de ser a ligação Aveiro Salamanca que manter o TGV no Porto Lisboa, retirando uma hora ao percurso, com as inevitáveis quebras no tráfego aéreo.

 
At 6:06 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Blood bank software limitations document http://www.american-airlines-5.info/the_oasis_hotel_las_vegas.html Ferrari car kit Wholesale disney watches Discount all inclusive honeymoon Varitek green t shirt genuine preserved flowers wick Video surveillance kits information Customized nissan titan Domaine marquiliani http://www.cheap-hotel-in-rome.info/bed-and-breakfast-for-sale-olympia-washington.html mohonk house resort Isdn margate cellular phone verizon cell phone http://www.comfy-hotels-in-amsterdam.info/Vegas-hotels.html medication lamictal

 
At 3:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. information about klonopin Cpu cool 7 3 5 crack audi 5000 front strut tie bar Cisco study Cakes and interior decoration http://www.new-homes-8.info/south-pasadena-florida-condos-for-sale.html Tigger stationery Adult boot ugg Company machine repair slot coupe g35 infiniti specs 89 acura legend abs brakes Federal goverment small business loan Wil wet anal hotties Impotence nasal spary maryland nursing homes ratings http://www.antibiotic-zithromax.info/Onlinezithromaxzpak.html

 

Enviar um comentário

<< Home