quinta-feira, outubro 27, 2005

4 Municípios de Aveiro vão a votos para GAM-Porto

A Grande Área Metropolitana de Aveiro (GAMA), perdeu também para além de Espinho já plenamente integrado, os Municípios de Arouca, Santa Maria da Feira e São João da Madeira, para a Grande Área Metropolitana do Porto (GAMP). Uma constatação que muitos não desejávamos.

Nas eleições do próximo mês para a presidência da Junta Metropolitana do Porto (JMP), actualmente liderada por Valentim Loureiro, já irão participar os referidos concelhos do distrito de Aveiro, restando-lhes um prémio de consolação pelo facto de não terem de optar entre Valentim Loureiro e outro(s) possível candidato, já que apesar de ainda não serem conhecidos os nomes dos candidatos à liderança da JMP, já é dado como certo que o presidente reeleito à Câmara de Gondomar, não se recandidatará à JMP, o que pelo menos nos traz um certo reconforto, confesso.

A GAMP é constituída por 14 Municípios. Oito liderados pelo PSD (Póvoa do Varzim, Trofa, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Porto, Gaia, Maia e Valongo – nestes quatro últimos em coligação com o CDS/PP), cinco pelo PS (Vila do Conde, Matosinhos, Espinho, Santo Tirso e Arouca) e por um independente (Gondomar).

Os presidentes das Câmaras dos Municípios aveirenses, têm vindo a manifestar-se com entusiasmo e esperança nesta integração plena na GAMP, equacionando um aumento generalizado de apoios aos seus municípios nesta estrutura supramunicipal mais forte. Mas o que acontecerá na hora de defender interesses regionais? Defenderão as suas perspectivas em nome do país, em nome do seu distrito, da sua região, do seu município, ou simplesmente em função dos objectivos traçados pela JMP? E esses objectivos serão tão amplamente definidos e tão ajustados, quanto pretenderá o Presidente da Câmara Municipal de Arouca ou o Presidente da Câmara Municipal da Maia, por exemplo? O que une estes autarcas será mais importante do que aquilo que os separa? Saberão na JMP conciliar interesses tão diferentes como estes?

Desejo que pelo menos seja eleito para a JMP de entre os 14 Presidentes dos municípios que a integram, um Presidente que represente sentido de justiça e liberdade, bom senso e responsabilidade, para que as diferenças entre todos os que integram a GAMP sejam respeitadas e para que possam vir a usufruir das mesmas oportunidades. Aguardemos que estas estruturas não continuem a servir apenas para exibir vaidades e para defender interesses dos mais fortes, porque o país não tem mais tempo a perder, nem mais dinheiro para desperdiçar.
(Para Democracia Liberal e Diário de Aveiro)

1 Comments:

At 2:54 da tarde, Blogger mfc said...

Ao menos livraram-se do Valentim!

 

Enviar um comentário

<< Home