terça-feira, junho 13, 2006

Lacunas da cultura em Aveiro

Aveiro dispõe de um dos mais belos espaços da cidade para dedicar à cultura. O Centro Cultural e de Congressos de Aveiro é por excelência um dos mais bonitos Centros Culturais de Portugal. Pena é, que já no anterior executivo de Alberto Souto, tenha sido tomado pelos serviços da Câmara Municipal que cercou espaços e invadiu os foyers dos auditórios e algumas salas, com gabinetes, serviços financeiros e bar para funcionários. Maior pena ainda, é que os próprios auditórios não estejam a ser aproveitados nas suas potencialidades e se encontrem cada vez mais «às moscas».

Um artigo publicado no Diário de Aveiro no passado sábado, dá-nos conta que a ocupação dos auditórios tem vindo a decrescer e nos últimos meses de Fevereiro a Abril, tem sido mesmo residual. Segundo dados específicos informam-nos que «em Fevereiro último o grande auditório não foi utilizado e o pequeno auditório foi ocupado durante quatro dias do mês, uma das quais numa acção de formação da Câmara, enquanto que as salas do rés-do-chão serviam para uma exposição durante dois dias. No mês seguinte de Março, o grande auditório foi utilizado durante oito dias e o pequeno auditório serviu para receber seis realizações, o hall do rés-do-chão para uma exposição de um dia e a sala 2, também do rés do chão, para uma acção de formação durante dois dias. Em Abril, o grande auditório, até dia 13, recebeu duas iniciativas, concretamente, uma palestra e uma peça de teatro e o pequeno, esteve ocupado durante três dias do mês».

O panorama da utilização dos auditórios é de facto desolador e não nos parece digno de espaços tão bons, nem de uma cidade que possui um dos maiores e mais importantes pólos universitários do país. Enquanto o Campus Universitário de Santiago da Universidade de Aveiro, cresce a olhos vistos, os lugares e os tempos dedicados à cultura decrescem inexplicavelmente. Algo vai mal na gestão cultural da cidade e chamamos a atenção das entidades competentes que há que reparar a situação o mais rápido possível.

Na passada noite de sábado a NovaDemocracia saiu para as ruas de Aveiro para uma acção política do 10 de Junho, Dia de Portugal, e todos pudemos constatar o movimento de pessoas de todas as idades que se encontrava passeando e concentrando pelos bares e explanadas das cidades. Há que oferecer à população mais alternativas do que passear, comer e beber. A cultura pode e deve conciliar-se com os outros prazeres da vida e obter a possibilidade de uma oferta cultural mais rica pode e deve fazer parte dos nossos objectivos. Será bom que o actual executivo municipal tome nota desta realidade, sob pena de ver principalmente os seus jovens, saírem para outras cidades à procura do que não conseguem encontrar em Aveiro.

Exemplo elucidativo do que acabo de escrever, ocorreu com a recente Feira do Livro. Realizada num bonito espaço mas exíguo, com poucos expositores, uma Feira pobre que nos deixou inconsoláveis e aqueles que realmente esperavam por esta altura do ano para investir em livros com oportunidades especiais, acabaram por se deslocar a outras cidades do país onde a oferta é significativamente diferente. Aveiro merece mais, e as suas gentes merecem melhor!
(publicado nas edições de hoje do Diário de Aveiro e do Democracia Liberal)

3 Comments:

At 12:46 da tarde, Blogger Sophie said...

Concordo em pleno Susana!

Beijos,
Sophie

 
At 1:13 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Here are some links that I believe will be interested

 
At 9:06 da manhã, Anonymous Anónimo said...

This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
»

 

Enviar um comentário

<< Home