terça-feira, fevereiro 14, 2006

Ruas de amargura em Aveiro

Cada vez mais, lemos nos nossos jornais de Aveiro, notícias de assaltos, crimes e violência. Mas como tudo na vida, creio que só sentimos verdadeiramente a realidade, quando ela nos bate à porta.

O meu escritório que fica na Rua Dr. João de Moura, aquela que sofre alterações de trânsito quase de mês a mês, já sofreu tentativas de assalto por diversas vezes. Felizmente todas inglórias, uma vez que graças a um dispositivo de alarme, os ladrões nunca foram além de arrombamento de portas ou quebra de vidros. Já o mesmo não poderá dizer a minha vizinha, a quem assaltaram no final do ano, carregando móveis, computadores e haveres diversos.

Em Janeiro passado, um amigo próximo resolveu estacionar o carro à noite no parque que se situa por detrás do Tribunal e dirigir-se a um café da Praça, onde diz não ter demorado mais de meia hora. Quando regressou ao local onde tinha deixado a viatura, jurou ter dado mais de três voltas ao quarteirão para constatar o óbvio, que pura e simplesmente ela tinha desaparecido quase que por magia. Daquelas coisas que julgamos que só acontecem nos filmes, ou aos outros!

Quinta-feira passada por volta das 20h30, em plena Avenida Dr. Lourenço Peixinho, junto ao café Zig-Zag, um familiar meu assistiu a um assalto efectuado a um senhor de oitenta e um anos. Duas jovens raparigas que o abordaram para lhe solicitar cinco euros para despesas, acabaram por lhe sacar a carteira, dando-lhe de seguida uma pancada que o deitou ao chão. Um arrumador de automóveis que ali se encontrava por perto, juntamente com o meu familiar, presenciando ambos de longe a cena, deram uma corrida e acabaram por conseguir apanhar uma das raparigas que foi de seguida entregue à PSP.

Sinais dos tempos. À semelhança do que acontece um pouco por todos os grandes centros do nosso país e do mundo!

Aveiro, apesar de continuar incomparavelmente linda, também não pára de crescer, aliando a este crescimento fenómenos menos positivos do desenvolvimento. Tem aumentado a prostituição que se vê a olho nu. Têm aumentado os assaltos, principalmente a automóveis e habitações, têm aumentado o número de mendigos nas ruas.

Deixamos aqui um alerta para que todos os agentes intervenientes na segurança da nossa cidade, continuem a colaborar e a ir mais longe no combate ao crime. A cidade não tem sido acompanhada em termos de segurança, na mesma medida do seu crescimento.
(publicado nas edições de hoje do Diário de Aveiro e do Democracia Liberal)

7 Comments:

At 9:34 da manhã, Blogger isabel mendes ferreira said...

um beijo.....seguro!


e se tiver tempo e namorado NAMORE MT....:)

 
At 9:51 da manhã, Blogger aqui-há-gato said...

Acredita que é geral... Mais a Norte acontece o mesmo.

A onda cresce de dia para dia... mas como dizes Aveiro é lindo:)

Beijo

 
At 11:48 da manhã, Blogger Carlos Martins said...

Infelizmente tenho que concordar. Aveiro está cada vez mais insegura, a criminalidade tem crescido a olhos vistos. Já se deveria ter começado a reflectir sobre este problema ao mais alto nível do munícipio. E não só. É claramente um problema que ultrapassa as fronteiras do concelho.

 
At 9:05 da tarde, Blogger Rosario Andrade said...

Ola Susana!
Infelizmente o desenvolvimento urbano nao corresponde a desenvolvimento humano e as dendites perifericas das urbes alimentam este tipo de cancro social... é uma pena! Mas pronto, toca a colocar trancas á porta, antes que as cenas aconteçam...

Fica bem, e aposta na prevenção...
Abracicos!

 
At 7:17 da tarde, Blogger Pedro Santos Cardoso said...

Por minha parte, ainda me sinto seguro em Aveiro.

 
At 4:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it air flow wheelchair cushion

 
At 12:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Very cool design! Useful information. Go on! Lowest online ionamin price http://www.adultdvdwholesaler.info/pregnant_girls.html Forex trading information computation on automobile insurance claims Vicodin overdose effects Red sweaters with hoods To find someone's phone number free Backup battery computer system

 

Enviar um comentário

<< Home