quinta-feira, maio 31, 2007

Hoje, em Santa Maria da Feira

Reunião da Direcção do Círculo Eleitoral de Aveiro

Consultar a ordem de trabalhos, aqui

Entrevista à Rádio Terra Nova FM 105

Aveiro: Susana Barbosa acusa deputados de esquecerem o distrito

A recém reeleita coordenadora distrital do Partido da Nova Democracia critica os deputados da Assembleia da República eleitos pelo círculo de Aveiro. Segundo Susana Barbosa, depois das eleições, os deputados esquecem o distrito e os seus problemas.

Com a devida vénia à RádioTerra Nova
"Após as eleições têm feito muito pouco pelo distrito. A verdade é que vêm cá antes das eleições e depois vão embora. Depois aparecem para os eventos regionais, duas ou três vezes por ano, mas sem qualquer proximidade. Vão para o Parlamento e Aveiro é completamente esquecido", afirma.
Entrevistada no programa Conversas, que a Terra Nova emite às 17H, Susana Barbosa revela o desejo de ver Manuel Monteiro ser cabeça de lista por Aveiro nas eleições legislativas de 2009.
As autárquicas são outro objectivo do PND, tal como a angariação de 1500 militantes até 2009.
Nesta entrevista, Susana Barbosa mostra-se contra a regionalização, dizendo que o país "tem problemas mais graves", e acusa a GAMA de inacção.
A Terra Nova emite o programa Conversas às quartas-feiras às 17H, com reposição aos sábados, às 12H.

in Democracia Liberal

A EMA em Aveiro deve ser extinta

Se numa empresa privada se verificam prejuízos durante anos consecutivos, encerra-se a empresa, caso contrário terão de existir sócios com vontade e capacidade de investir capital próprio na empresa, capaz de sustentar a situação. E nas empresas municipais que dão avultados prejuízos o que acontece? – Deixa-se andar…

Assim acontece por todo o país. Infelizmente Aveiro não é excepção. A empresa municipal responsável pela gestão do novo estádio (EMA) segundo o próprio administrador João Pedro Dias, apresenta prejuízos desde 2004, tendo este afirmado durante uma reunião do executivo camarário que a EMA apresentou um resultado líquido negativo de 840 mil euros em 2006, salientando que os números apurados seguem o «padrão de resultados» verificado desde 2004.

Pasme-se a tranquilidade como estas constatações são afirmadas. Claro está que existe tranquilidade quando os salários são pagos ao fim do mês, e as dívidas da empresa que se gere se vão chutando para canto. Esta situação como se sabe, jamais seria permissível numa empresa privada onde as responsabilidades pesam mais, e quando se deixa de pagar ao próprio Estado, aos fornecedores ou aos empregados, o desassossego não mais nos deixa descansados.

Foi ainda referido na mesma reunião camarária que a EMA apresentava no final de 2006, uma dívida ao Beira-Mar de 860 mil euros. Mas afinal de estão à espera para extinguir a EMA?

Em 30 de Dezembro de 2005, já o Partido da Nova Democracia (PND), em audiência com o presidente da Câmara, Élio Maia, propôs a extinção de todas as empresas municipais e passado ano e meio, o que acontece? - As empresas municipais continuam e as dívidas das mesmas acumulam-se de forma incontornável.

Triste cenário para Aveiro, como se já não bastassem as dívidas da própria Câmara Municipal, que “rondavam” os 250 milhões de euros em Outubro de 2005 e que até hoje ainda não se sabe em que montante se situam concretamente em “real-time”, temos agora a EMA, tal como prevíamos, num beco sem saída, ainda mais quando o Beira-Mar acaba desafortunadamente de cair da primeira liga.

Os responsáveis públicos por esta deplorável situação em Aveiro, continuam a viver no mundo do facilitismo e do faz-de-conta. Creio mesmo que esta ilusão instalada, só deixará de o ser, quando os salários começarem a faltar aos próprios gestores das “coisas públicas”!

Pena é que enquanto isso, os bolsos dos aveirenses e dos portugueses em geral que não têm culpa deste caos a que chegámos, continuem a ser esvaziados e que seja por conseguinte, cada vez mais incerto o futuro que vamos “desconstruindo”.
(publicado nas edições de ontem do Diário de Aveiro e do Democracia Liberal)

quarta-feira, maio 30, 2007

Na Rádio Terra Nova

Hoje, pelas 17h, na Rádio Terra Nova, no Programa Conversas, 45 minutos de entrevista com Susana Barbosa, Coordenadora Distrital de Aveiro do PND.
Ambições e desafios, estratégias e objectivos para o distrito de Aveiro, regionalização, eleições 2009, são os temas em cima da mesa
Ouça tudo aqui
Rádio Terra Nova FM 105

Encerramento do 1º Congresso Distrital de Aveiro

E foi num ambiente visivelmente animado que se encerrou o 1º Congresso Distrital de Aveiro do PND
in Democracia Liberal



Congresso Distrital elegeu nova Coordenação

Coordenadora e Direcção do Círculo Eleitoral, eleitos no 1º Congresso Distrital de Aveiro do PND - Lista A

Coordenadora

Susana Augusta de Almeida Barbosa

Vice-Coordenador

António Correia de Almeida

Secretário-Geral

José Freire Torres Gamelas

Vogais

Edgar Jorge Ribeiro da Silva

Isabel Maria Costa da Silva Graça

José António Rangel Batista do Pombal

Rui Manuel Pires da Silva

Victor Fernando de Oliveira da Silva Almeida

«Rumo a 2009»

O painel da manhã do 1º Congresso Distrital de Aveiro, «Rumo a 2009» foi bastante participativo e animado com muitas intervenções na tribuna.
Fernando Almeida, José Soares, César Sá e Rui Pires da Silva foram alguns dos intervenientes.
Veja mais no Democracia Liberal

segunda-feira, maio 28, 2007

A Cobardia

«Se a cobardia não destruísse o homem, a coragem mudaria o mundo»

Péricles Gomes

Mesa eleita no 1º Congresso Distrital PND

Eleitos da Mesa da Assembleia-geral do Círculo Eleitoral de Aveiro, no 1º Congresso Distrital de Aveiro do PND - Lista A :

Presidente
António Jorge Brandão de Pinho
Vice-Presidente
Mário Jorge Pinto de Bastos
Secretária
Sara Alexandra Marques Abrantes

Criação do Círculo do Ambiente na Distrital de Aveiro do PND


Moção Sectorial da «Criação do Círculo do Ambiente na Distrital de Aveiro» de João Santos aprovada por unanimidade.

1º Congresso Distrital de Aveiro do PND

Criação do Círculo do Ambiente na Distrital de Aveiro

Todos os residentes das zonas ribeirinhas da Ria de Aveiro de gerações mais antigas devem tal como eu próprio ter recordações de infância da azáfama das praias do Areinho (Ovar) e do Monte Branco (Murtosa) durante os meses de verão. Devem-se ainda lembrar dos moliceiros, das bateiras, das salinas, das moitas, e de uma agricultura intensiva que dava vida a esta região. Hoje na maioria dos casos pouco resta destas memórias, é um facto comprovado empiricamente que a Ria está moribunda e com poucas experanças de vida.
Em termos históricos é importante que todos os Aveirenses compreendam que a história do distrito e da cidade de Aveiro estão intimamente ligadas a existência da Ria. As indústrias da pesca, das conservas, do sal, da agricultura, do turismo e a existência do Porto do Aveiro devem-nos a existência da Ria, disso não existe sombra de dúvida.
No entanto tem existido da classe política Portuguesa, nomeadamente dos últimos governos um desinteresse total em preservar o mais importante recurso natural da cidade e distrito de Aveiro. Desde as dragagens mal feitas no leito dos principais canais da Ria à poluição industrial e citadina, a Ria tem sido nestas últimas 3 décadas vítima constante de ataques ambientais vergonhosos que estão à vista de todo o cidadão que se preocupa com a saúde e com o sustento de quem vive da Ria.
Como cidadão Português criado aos pés da Ria é com profunda tristeza que vejo uma incompetência assustadora dos últimos e actual governo no que respeita a viabilidade ambiental da Ria de Aveiro. Milhões de euros de fundos comunitários têm sido gastos em imcontaveis estudos ambientais e em dragagems inacabadas cujos resultados têm sido catastróficos especialmente no canal de Ovar. Quando será que o Governo Português através do Ministério do Ambiente compreende que não é disto que a Ria de Aveiro precisa, ou seja de obras pontuais ou do desenrascanço como se diz na linguagem do povo para salvar a Ria. Como a maioria dos Aveirenses sabem, o problema não está em limpar os canais da Ria da poluição dos conselhos ribeirinhos pois isso o projecto SIMRIA tem-no feito com resultados já positivos, mas sim de evitar que ela chegue através dos cursos de água poluídos dos conselhos situados no interior do distrito. Aí sim reside o problema da viabilidade dos grandes recursos hídricos do distrito de Aveiro como são o Vouga, a Ria e a Barrinha de Esmoriz.
Como cidadão Português, amante do ambiente Aveirense, e militante do Partido da Nova Democracia gostaria de propor a criação do Círculo do Ambiente na Distrital de Aveiro do PND. O Círculo será constituído por um Presidente, um Vice-Presidente e por duas Vogais cujo objectivo será delinear ideologicamente a politica ambiental que o PND defenderá para o distrito de Aveiro através de algumas das seguintes actividades:

1. Publicação nos média de situações de delito ambiental provocadas por terceiros.

2. Publicação nos média de soluções para os problemas ambientais do distrito
através de especialistas em ambiente.

3. Colaboração institucional e logística sempre que possível com instituições de defesa ambiental sedeadas no distrito de Aveiro.

4. Uso da sede do PND na cidade de Aveiro para palestras e outras actividades educacionais abertos ao público relacionadas com a politica ambiental defendida pelo partido. Especialistas em política ambiental dentro da sociedade civil poderão ser convidados para este tipo de palestras.

João António Bessa dos Santos
(Doutor-Mestre e Doutorando em Geografia Física)

10 eleitos ao Conselho Geral do PND

No 1º Congresso Distrital de Aveiro, foram eleitos 10 delegados ao Conselho Geral
Apresentamos a lista dos 10 Candidatos do distrito de Aveiro, eleitos no 1º Congresso Distrital de Aveiro, ao Conselho Geral do PND:
- Carlos Manuel Duarte Freitas

- Carlos Ribeiro Boal Fonseca Branco
- Diogo António Bastos Silva
- Emanuel José Ramos Lopes
- João Francisco Oliveira Caseiro
- José António Rangel Batista do Pombal
- José Luís Santos Mendes
- Rosa Olinda Lemos dos Santos
- Sérgio Daniel Almeida Martins
- Vítor Manuel Pinto da Silva

sexta-feira, maio 25, 2007

HOJE - 5ª sessão dos «Serões da Avenida»

A 5ª sessão dos «Serões da Avenida» do Partido da Nova Democracia (PND), realiza-se logo à noite, pelas 21h30, na Sede Distrital do PND em Aveiro, sita na Rua Engº Von Haff, nº 61 - 1ºA.
O PND-Aveiro apoiou sempre o Beira-Mar e no passado domingo, foi com imensa tristeza que a nossa delegação convidada presente no Estádio, viu o nosso clube descer de divisão.
A quem atribuir responsabilidades deste descalabro? Que erros foram cometidos? Que futuro para o Beira-Mar e para o Estádio de Aveiro? Estas e outras questões estarão hoje em cima da mesa para debate, sob o tema «Beira-Mar, Aveiro e o Estádio» e nesta sessão com um convidado especial, José Gamelas, dirigente desportivo, e no passado domingo eleito secretário-geral da direcção do PND-Aveiro. Susana Barbosa, apresentará e moderará o debate.
A entrada é livre. Sejam bem-vindos!

«Uma Nova Direita por Aveiro»

Moção de Estratégia para o Círculo Eleitoral de Aveiro
A Moção de Estratégia para o Círculo Eleitoral de Aveiro, «Uma Nova Direita por Aveiro», apresentada por Susana Barbosa foi aprovada por unanimidade no passado domingo no 1º Congresso Distrital de Aveiro. Esta moção já foi integralmente publicada pelo Diário de Aveiro e pelo Democracia Liberal
Introdução
Desde a fundação do Partido da Nova Democracia (PND), que o Círculo Eleitoral de Aveiro mantém uma posição de intervenção e de implantação, que se destaca a nível nacional de forma inequívoca.
Logo após o Congresso Fundador do PND em 8 e 9 de Novembro de 2003, em Vila Nova de Famalicão, o Círculo Eleitoral de Aveiro iniciou um percurso junto dos militantes então inscritos, fazendo reuniões em vários concelhos do distrito como Águeda, Aveiro, Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira, e o trabalho no terreno cedo nos levou a perceber que um partido estruturado sem a existência de Círculo Eleitorais seria um erro e resultaria num projecto infrutífero.
Assim, Aveiro bateu-se desde cedo junto dos órgãos competentes para conseguir a alteração dos Estatutos do PND, no sentido de serem criados os Círculos Eleitorais como órgãos oficiais do partido, o que veio a acontecer formalmente no II Congresso Nacional de 16 e 17 de Abril de 2005, realizado na cidade de Aveiro, com a aprovação de uma proposta de alteração aos Estatutos do PND.
Ainda assim, a alteração verificada era insuficiente dado não especificar normas para a organização das concelhias e das freguesias e mais uma vez o Círculo de Aveiro fez sentir essa necessidade, conseguindo no último Conselho Geral do PND realizado em Braga, ver aprovado um Regulamento Geral sobre o Funcionamento do Partido da Nova Democracia, onde foi introduzido um Capítulo dedicado aos Órgãos dos Círculos Eleitorais que já prevê o normal funcionamento e atribuição de competências a estes Órgãos, a nível das Distritais, das Concelhias e das freguesias.
O Círculo de Aveiro tem demonstrado motivação e empenho para fazer crescer o PND e para demonstrar caminhos coerentes numa dinâmica que se pretende organizada e atenta às bases do partido. A criação do Círculo da Juventude, foi também desde a fundação do PND uma ambição do Círculo Eleitoral de Aveiro e uma conquista recentemente formalizada com a realização do I Congresso Nacional das Novas Gerações, que ocorreu no passado mês de Abril na cidade do Porto, e com a recente nomeação do nosso Coordenador Distrital da Juventude, Rui Pires da Silva, que também faz parte da Direcção Nacional das NG.
O crescimento do número de militantes e simpatizantes do PND no distrito de Aveiro, tem sido uma constatação. Como fruto do nosso trabalho, empenho e vontade surgiram duas sedes no nosso distrito. Em Maio do ano passado, inaugurámos a sede do Lobão em Santa Maria da Feira, e no passado dia 22 de Abril inaugurámos na cidade de Aveiro a Sede Distrital do PND.
Entendemos que as Sedes representam a materialização de um caminho percorrido, traduzido por uma conjugação de esforços de um número já significativo de militantes, espelhando o seu trabalho e a sua vontade. Uma sede é sempre um ponto de organização e encontro para a projecção do nosso partido na sociedade, quer através de acções dentro do próprio espaço, quer através da dinâmica que a mesma permite para reunir, estudar e planear as nossas estratégias dentro e fora de portas, e as acções concretas no terreno.
O Círculo de Aveiro tem sido um pilar do PND na afirmação de valores, como um partido de liberdade e justiça aberto à sociedade, nas mais variadas formas do seu entendimento, quer através de acções de rua na intervenção política, quer através de jantares e convívios com os seus militantes e simpatizantes, quer através de conferências e debates já realizados e ainda através da comunicação social pela divulgação das nossas e acções, e publicação assídua de artigos de opinião.
Um Caminho a percorrer
Apesar da nossa satisfação pelo caminho percorrido, temos consciência e humildade para reconhecer que estamos ainda no início, e que um longo caminho nos espera para conseguirmos alcançar os objectivos a que nos propomos.
Mas, este caminho é tão duro quanto fascinante, e sempre que obtemos mais uma conquista o nosso ânimo é reforçado, e felizmente não nos têm faltado estímulos que nos motivam, e que não nos permitem que deixemos de lutar pelo projecto que nos une.
A Implantação
Se muito trabalho já foi feito, muito mais ainda teremos de fazer. A conquista de novos militantes terá de ser para todos nós uma preocupação diária, e se hoje já chegámos ao objectivo de ultrapassar os 200 militantes, e por este facto aqui vamos eleger mais 10 Delegados do distrito de Aveiro ao Conselho Geral do PND, até 2009 teremos como objectivo conseguir passar os 1500 militantes, para chegarmos aos 20 Delegados distritais. A Implantação é pois a nossa maior preocupação, ela traduz em si mesma o reflexo do nosso trabalho e a divulgação positiva do PND. Não podemos descansar, enquanto não tivermos nos nossos ficheiros, pelo menos um número de telefone activo em cada freguesia!
Os Objectivos Políticos
A partir de hoje, os nossos objectivos concentram-se em 2009. Um partido político existe para defender um caminho. Um caminho para todos os que acreditam na sua ideologia. Mas um partido político não pode colocar em prática as suas ideias e os seus princípios, se não conseguir alcançar o poder. Assim sendo, tudo faremos para termos eleitos pelo distrito de Aveiro nas próximas eleições. E defendemos eleitos a todos os níveis políticos, nas Juntas de Freguesia, nas Câmaras Municipais e respectivas Assembleias e ao mais alto nível, na Assembleia da República e no Parlamento Europeu.
Teremos pois, mais do que dar continuidade ao que já conseguimos, iniciar uma caminhada concreta com objectivos concretos, no sentido de apurarmos o quanto antes os locais onde temos mais possibilidades de concorrer e formar listas. O trabalho das concelhias será fundamental nesta acção. É urgente que os nossos representantes e coordenadores concelhios se activem neste sentido, criando para isso estímulos e divulgação do PND a nível local junto das populações e junto da comunicação social regional.
A nível da lista distrital para as Eleições Legislativas de 2009, teremos como objectivo trabalhar para consolidar uma lista o mais digna possível na representação do nosso distrito. Dispomos desde já da primazia do Cabeça de Lista ao nosso Presidente do Partido Dr. Manuel Monteiro, e trabalharemos para sermos o distrito do PND que mais condições possa reunir para ser merecedor desta valia. Todavia, se esse propósito pelas mais legítimas razões não for na devida altura contemplado, estamos certos de que trabalhando nesse objectivo, não nos será difícil encontrar no nosso próprio distrito um Cabeça de Lista digno, influente, de notoriedade e com coragem para defender os interesses de Aveiro na Assembleia da República.
As Bandeiras Políticas
O PND-Aveiro será fiel ao rumo traçado no II Congresso Nacional que se realizou precisamente na cidade de Aveiro, onde nos assumimos como um partido da não esquerda socialista, e respeitará o Programa de Acção Política aprovado no III e último Congresso Nacional realizado em Novembro passado em Lisboa.
A par das propostas de acção que nos serão indicadas pela Direcção Nacional do PND, a nossa linha distrital terá contemplações próprias às nossas realidades especificas em função dos pontos fortes e pontos fracos do nosso distrito e de cada um dos nossos concelhos em particular.
Destacamos assim, as áreas que nos merecem desde já especial atenção na nossa linha de acção política distrital:
- A defesa e retoma dos direitos à Saúde e especificamente a luta pelo “não encerramento” dos Centro de Saúde e das Especialidades Hospitalares dos nossos Hospitais.
- A defesa do Ambiente enquanto um todo na defesa da própria Natureza, da qualidade de vida das nossas populações e na qualidade de vida dos animais, consubstanciando mesmo as nossas ideias pela importância dos problemas actuais, no apoio a um Círculo Distrital de acção para o efeito.
- O caos da Economia a que chegámos, o flagelo do Desemprego no nosso distrito, a luta pela baixa generalizada dos impostos e pelo desendividamento das famílias.
- A crescente onda de Corrupção e Crime que se faz sentir de norte a sul de Aveiro.
- Que Futuro para os nossos jovens face à actual conjuntura do país.
Conclusões
Como um partido de Direita que nos orgulhamos de ser, queremos mais do que isso, representar para Aveiro uma “Nova Direita”, uma alternativa verdadeira aos sistemas instituídos e viciados, uma Direita genuína, uma direita ideológica com princípios e valores, atenta às preocupações reais da população, não enjaulada no interesse de elites sociais e próxima portanto, das nossas raízes e das nossas bases.
Temos confiança de que hoje mais do que nunca, Aveiro precisa de nós. Aveiro que pela sua história nos deu exemplos honrosos de luta pela sua afirmação a nível nacional, e exemplos de conquista de justiça e de liberdade, não pode hoje continuar a ser um distrito de 3º plano, perdendo todos os dias peso económico e peso político.
Não podemos continuar a entregar Aveiro a Srs. que por cá aparecem nos eventos importantes da região, ou nas vésperas de eleições, apenas para satisfação egocêntrica de interesses pessoais e na pura procura oportunista da caça aos votos.
Aveiro merece melhor. Queremos demonstrar que nos interessamos por Aveiro todos os meses, todas as semanas, todos os dias. Queremos ser uma força viva da cidade e do distrito e lutar para sairmos deste marasmo em que nos encontramos, onde impera a vergonha do que somos e do que não conseguimos atingir. Queremos ajudar os aveirenses a recuperar a sua dignidade e estamos certos de que ajudaremos a construir um futuro melhor.
Pelo PND. Por Aveiro. Por PORTUGAL!

segunda-feira, maio 21, 2007

Congresso Distrital do PND

Com a devida vénia ao Diário de Aveiro

Há corrupção em Aveiro mas pouco relevante

No congresso distrital que ontem reconduziu Susana Barbosa para a coordenação do PND em Aveiro, o presidente Manuel Monteiro criticou a maioria que governa a Câmara e no painel sobre a corrupção em Aveiro, a resposta é que existe mas é «residual».

No 1º congresso distrital do Partido da Nova Democracia (PND), à pergunta no painel da tarde: «Há corrupção em Aveiro?» a resposta foi que existe mas com pouca relevância. As respostas foram dadas pelos convidados António Nogueira Leite, ex-secretário de Estado do Tesouro e Finanças e Hermínio Loureiro, presidente da Liga de Clubes, partilhando os dois da opinião que o Estado é o «foco gerador de corrupção», como disse Nogueira Leite ou o «grande problema é a corrupção ligada ao Estado», afirmou Hermínio Loureiro. Neste sentido, «o distrito de Aveiro pela importância da sociedade civil, pela força da universidade e pela característica empresarial, onde o Estado intervém pouco, é potencialmente um distrito que, a existir corrupção, é residual», disse o presidente da Liga.

Nogueira Leite tem uma opinião idêntica: «Sendo Aveiro, um distrito com uma sociedade civil pujante, com rotatividade de poder, de exigência democrática e valores éticos, não é das zonas do país mais preocupantes, pode haver zonas mais óbvias».

Entre as participações do público, Jorge Ferreira, ex-cabeça de lista de Aveiro do PND nas anteriores legislativas, disse que «o problema é a passividade e provar a corrupção» e criticou a «recusa em divulgar a lista de proprietários de terrenos» da área prevista para a construção do aeroporto da Ota.

Como propostas de actuações, Nogueira Leite apontou para a «simplificação dos processos administrativos, a diminuição da dependência do Estado e uma sociedade civil mais pujante». Como exemplo apontou para os países do Norte da Europa, nos quais há um «grande escrutínio da actividade cívica, repreensão moral e cultural de aversão à corrupção e opacidade» além de considerar que «a guerra contra a corrupção ganha-se na prevenção mais do que na repressão». Como efeitos negativos num sistema em que a corrupção está presente, apontou para o desvio de recurso e afastamento das pessoas que podem servir o Estado.


Câmara de Aveiro é «a mais endividada»

O presidente do PND, que encerrou ontem o congresso disse que a Câmara de Aveiro «é talvez, a mais endividada de Portugal». A afirmação parecia necessitar de uma explicação e questionado no final do discurso explicou ao Diário de Aveiro que é a mais endividada entre as «autarquias da sua dimensão». Há ainda em Aveiro, segundo disse, «a tentativa para que os responsáveis não sejam chamados à praça pública e responsabilizados pelo que fizeram» e dirigindo-se a mandatos anteriores e à actual maioria disse que «os partidos que dominam a situação em Aveiro apenas mudaram os gestores das empresas municipais que não tiveram coragem de extinguir».

A partir da eleição de um deputado na Madeira, Manuel Monteiro, anunciou uma espécie de nova fase, actuando com «rebeldia e ousadia», esclarecendo que o PND é para «conquistar o poder, para disputar votos, para romper com o sistema e não para comentar o momento político». A sua candidatura à Câmara de Lisboa é um exemplo para «romper por completo com o sistema caduco e corrupto». No discurso lançou dois desafios para que os «supostos candidatos independentes em Lisboa dissessem se as assinaturas que vão apresentar para serem candidatos não foram dadas pelos partidos políticos que criticam?». Designadamente, disse que «gostaria de saber se Helena Roseta não tem assinaturas arranjadas pelo PSD e Carmona Rodrigues pelo PS?»


Susana Barbosa mantém coordenação do PND/Aveiro


O 1º Congresso Distrital de Aveiro do Partido da Nova Democracia realizado ontem, reconduziu Susana Barbosa para coordenação e direcção do Círculo Eleitoral de Aveiro, protagonizando a única lista candidata, formando uma equipa constituída por António Correia de Almeida (vice-coordenador), José Freire Gamelas (secretário-geral) e os vogais Edgar Silva, Isabel Graça, José António do Pombal, Rui Silva e Vítor Almeida. A Mesa da Assembleia é presidida por António Pinho, com o vice-presidente Mário Bastos e a secretária Sara Abrantes. Foram ainda eleitos 10 elementos para o Conselho Geral Nacional do partido. A moção de estratégia de Susana Barbosa foi a única a Congresso sob o título «Uma Nova Direita por Aveiro» eleita para um novo mandato de quatro anos.

sexta-feira, maio 18, 2007

Três grandes aveirenses no painel "Há Corrupção em Aveiro?"

Está já aí o dia 20 de Maio! O dia do 1º Congresso Distrital de Aveiro do PND

Vamos ter a participação de três grandes aveirenses no painel "Há Corrupção em Aveiro?". O moderador Ivan Silva, Director do Jornal Diário de Aveiro, e os oradores Prof. Doutor António Nogueira Leite, ex-Secretário de Estado do Tesouro e Finanças e Hermínio Loureiro, Presidente da Liga de Clubes.

E para acompanhar, muita alegria e bom humor político, que o nosso colega do PND o cartonista Pedro Afonso, nos vai ajudar a encontrar!

Na Associação Comercial de Aveiro, sita na Rua Conselheiro Luís Magalhães, nº 25 (junto à Biblioteca Municipal de Aveiro)

Programa

10h00 – Recepção de Congressistas.

10h15 – Abertura e nomeação de uma mesa ad-hoc, para condução dos trabalhos.

10h30 – Apresentação, discussão e votação das Moções de Estratégia, seguidas da eleição da Coordenação Distrital do PND e dos delegados ao Conselho Geral.

11h45 – Painel: “Rumo a 2009”.

Intervalo para Almoço

14h30 – Painel: “Há corrupção em Aveiro?”O moderador será Ivan Silva, Director do Jornal Diário de Aveiro, e os oradores Prof. Doutor António Nogueira Leite, ex-Secretário de Estado do Tesouro e Finanças e Hermínio Loureiro, Presidente da Liga de Clubes.

16h00 – Encerramento dos trabalhos pelo Presidente do Partido, Dr. Manuel Monteiro.

Agradecemos a vossa divulgação e a vossa presença!

Hoje em Aveiro «Serões da Avenida»


Logo, pelas 21h30, decorrerá a 4ª sessão dos «Serões da Avenida» do Partido da Nova Democracia (PND), na Sede Distrital do PND em Aveiro, sita na Rua Engº Von Haff, nº 61 - 1ºA.

A entrada é livre. Em cima da mesa para debate, estará «Crime e Corrupção de braço dado»

Venha daí. Esperamos por si!

Manuel Monteiro candidato à Câmara Municipal de Lisboa

"Quero ser uma voz desalinhada em Lisboa".
Com a devida vénia ao Diário de Notícias, leia a entrevista

quarta-feira, maio 16, 2007

Proíbe-se a pesca, invadem-nos os assaltantes!

São os sinais dos tempos na nossa terra. Tristes, de revolta e desânimo. Um tempo em que há a lei do mais fácil para alguns a par da desgraça de outros. Exemplo disso em Aveiro, mais concretamente no concelho de Ílhavo, ocorreu na passada madrugada nas ruas das praias da Barra e da Costa Nova, onde 19 viaturas foram varridas por um grupo de assaltantes. Nas mesmas praias onde agora a pesca lúdica é proibida e se instaura a caça à multa a todos os que tentem pescar em locais proibidos.
É penoso viver para assistir a tantos contra-sensos. Já aqui o afirmei em várias ocasiões e continuo mais do que nunca a afirmar «Portugal gira ao contrário»!
A nova lei da pesca lúdica que entrou em vigor no início do ano, já colocou a Polícia Marítima (PM) da capitania do porto de Aveiro numa verdadeira caça à multa, aliás como método normalizado de angariação de receitas, ultimamente adoptado de forma generalizada em Portugal. E se para passar à acção em inúmeras circunstâncias no nosso país, se leva um tempo sem fim, para passar à prática no que concerne à cobrança de multas, os procedimentos são extraordinariamente céleres.
Assim, o próprio comandante do porto de Aveiro, Alves Salgado, revelou ao Jornal de Notícias a semana passada, que nos últimos dois meses a Polícia Marítima já multou mais de meia centena de pescadores lúdicos por incumprimento da nova lei e que a maioria dos “infractores” estava a pescar em local proibido. E atenção que as multas são a doer, situando-se em os 250 e os 2493 euros para quem for apanhado a pescar em local proibido e entre os 500 e os 3740 para os que forem à pesca sem licença.
Os belos postais ilustrados dos pescadores com o pôr-do-sol de fundo nas nossas praias, vão passar a fazer parte do passado. Quem saberá o que ilustrará os postais de um futuro próximo…
Quando o país subsidiário toma o lugar do país produtivo, quando a preocupação do estado é gerar receitas através da cobrança de impostos e imposição de multas em vez de diminuir as despesas, quando o crime e a violência tomam o lugar dos tempos lúdicos e relaxantes, quando o desemprego sobe e a prostituição aumenta, quando a corrupção se instala e se menosprezam as famílias, não é necessário os governos iludirem-nos com números e estatísticas falaciosas, porque nós sabemos, nós sentimos na alma e na carteira que o país vai mal.
Pena é este silêncio que me atormenta. Pena é esta desistência que me incomoda. Porque à minha volta só vejo quem emigra sem dizer nada, porque à minha volta só vejo quem para pagar se endivida, porque à minha volta só vejo lamentos abafados. E este é o retrato de um país adiado.
(publicado nas edições de hoje do Diário de Aveiro e do Democracia Liberal)

terça-feira, maio 15, 2007

Exposição de Cartoons Políticos durante o 1º Congresso Distrital de Aveiro do PND

1º Congresso Distrital de Aveiro do PND

No dia 20 de Maio de 2007, pelas 10h00, na Associação Comercial de Aveiro, sita na Rua Conselheiro Luís Magalhães, nº 25 (junto à Biblioteca Municipal de Aveiro), com a seguinte ordem de trabalhos:

10h00 – Recepção de Congressistas.
10h15 – Abertura e nomeação de uma mesa ad-hoc, para condução dos trabalhos.
10h30 – Apresentação, discussão e votação das Moções de Estratégia, seguidas da eleição da Coordenação Distrital do PND e dos delegados ao Conselho Geral.
11h45 – Painel: “Rumo a 2009”.
Intervalo para Almoço
14h30 – Painel: “Há corrupção em Aveiro?”
16h00 – Encerramento dos trabalhos pelo Presidente do Partido, Dr. Manuel Monteiro.
(Todas as Moções de Estratégia, Listas à Coordenação Distrital e candidaturas a Delegados ao Conselho Geral do PND deverão ser apresentadas até ao final do dia 18 de Maio de 2007, na Sede Distrital, sita na Rua Eng.º. Von Haff, nº. 61-1º. A, 3800-181 Aveiro).
Para qualquer esclarecimento, contactar: 917816512 / 965853232

domingo, maio 13, 2007

"meme" de Vergílio Ferreira

Aos meus queridos amigos Isabel, Helena e Martim, pela lembrança, pela infinita gratidão da existência, pela partilha sempre entre nós... ergo a minha humilde homenagem pelo Piano, pela Linha e pela Ave e convoco os que por bem, em liberdade e vontade queiram prosseguir. porque me apetece assim... ao infinito que de finito já nos somos.
«O mistério nem sempre cresce no desconhecido, porque o desconhecido é muitas vezes só isso: pode crescer no conhecido, quando é o seu terrível espanto. O impossível nem sempre nasce do que se não tem, porque o milagre do futuro se acredita: o impossível quase sempre nasce do que se tem, porque se tem e se espera ainda... »
Vergílio, in " Estrela Polar"

(*) Um "meme" é um " gene cultural" que envolve algum conhecimento que passas a outros contemporâneos ou a teus descendentes. Os memes podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autónoma".

12 de Maio - Feriado Municipal em Aveiro

Dia da Princesa Santa Joana
Princesa de Portugal, filha do rei D. Afonso V e da rainha, sua mulher, D. Isabel.
Nasceu em Lisboa a 6 de Fevereiro de 1452; faleceu no Convento de Aveiro a 12 de Maio de 1490.


sexta-feira, maio 11, 2007

Hoje em Aveiro «Serões da Avenida»


Logo, pelas 21h30, decorrerá a 3ª sessão dos «Serões da Avenida» do Partido da Nova Democracia (PND), na Sede Distrital do PND em Aveiro, sita na Rua Engº Von Haff, nº 61 - 1ºA.

A entrada é livre. Em cima da mesa para debate, estará «O Comércio Justo e os Valores Éticos»

Venha daí. Esperamos por si!

quarta-feira, maio 09, 2007

Comércio Justo versus Comércio Selvagem

Hoje, dia 8 de Maio, é o “Dia Mundial do Comércio Justo”, que em Portugal se celebra de forma tímida, um pouco, será mesmo importante frisar, “muito pouco”, por todo o país. No próximo fim-de-semana, dias 11, 12 e 13 de Maio, Lisboa será palco do primeiro Fórum de Comércio Justo, que se realizará no Jardim da Estrela. Quantos portugueses sabem disto?
Numa altura em que está na moda comemorar-se o “Dia” de tudo e qualquer coisa, porque não se empenham os governantes de Portugal em divulgar o “Dia Mundial do Comércio Justo”?
A ideia de Comércio Justo nasceu na Holanda em 1969 e foi-se expandindo, Europa fora, mobilizando ONG’s, cooperativas e produtores nos países do Sul (cerca de 5 milhões em todo o mundo) e criando organismos coordenadores e fiscalizadores.
O Comércio Justo é definido pela News! (Rede Europeia de Lojas de Comércio Justo) como: «uma parceria entre produtores e consumidores que trabalham para ultrapassar as dificuldades enfrentadas pelos primeiros, para aumentar o seu acesso ao mercado e para promover o processo de desenvolvimento sustentado. O Comércio Justo procura criar os meios e oportunidades para melhorar as condições de vida e de trabalho dos produtores, especialmente os pequenos produtores desfavorecidos. A sua missão é a de promover a equidade social, a protecção do ambiente e a segurança económica através do comércio e da promoção de campanhas de consciencialização».
Ora é claro que ninguém poderá estar contra os princípios da dignificação do Comércio, face a uma consciência das injustiças sociais e humanas que poderão estar por detrás de uma actividade económica e integrando a necessidade de promover um desenvolvimento sustentável. Mas como se compreende então, que passadas quatro décadas, ainda caminhemos no sentido inverso ao do Comércio Justo? Porque nos sentimos nós cada vez mais afundados num Comércio Selvagem?
Na realidade, quem nos tem governado, nada se tem preocupado com o Comércio Justo. Não estão criados mecanismos de defesa eficientes para nos podermos sentir confortáveis, nem como comerciantes, nem como clientes.
Este ano, o “Dia Mundial do Comércio Justo” é celebrado no próximo sábado. O tema para 2007 é “As crianças precisam do Comércio Justo”, e refere-se ao facto de o Comércio Justo proteger os direitos das crianças. Seria mais uma razão para que nem o ministério da Educação, nem o ministério da Economia esquecessem esta data.
Não há Comércio Justo, há um “salve-se quem puder” que é o lema da falta de regras predefinidas. Assim, hoje podemos ter produtos chineses ao nosso dispor em Portugal, por metade do preço de idênticos produtos fabricados no nosso país, porque para idênticos fabricos concorreram diferentes custos de mão-de-obra ou diferentes exigências de condições de trabalho, ou de número horas de trabalho ou mesmo de preservação do ambiente ou de respeito pelos animais. Assim pactuando, não estamos a contribuir para a igualdade de direitos entre quem vende e entre quem compra.
A culpa é sempre da permissividade de quem nos governa e das políticas que deixamos implantar. Os resultados estão à vista: Portugal produz cada vez menos e compra tudo feito. Por sua vez, o desemprego está a aumentar e as famílias vêem diminuir o seu poder real de compra. O pequeno comércio está em vias de extinção, e o Comércio Justo ninguém sabe o que é. Ganham os banqueiros, ganham os estrangeiros, ganham os grandes “lobies”. Fica a perder Portugal.
(publicado nas edições de hoje do Diário de Aveiro e do Democracia Liberal)

domingo, maio 06, 2007

PND-Aveiro felicita PND-Madeira

O PND-Aveiro felicita o PND-Madeira pela eleição do deputado Baltasar Aguiar.
Sem meios financeiros, mas com muito empenho, trabalho, criatividade, convicção e vontade, os colegas da Madeira provaram-nos que é possível vencer. Somos gratos pelo exemplo de coragem que nos deram, e pelo sinal inequívoco de força que nos estimula para jamais desistirmos de lutar.

Parabéns! Parabéns! Parabéns!

VIVA O PARTIDO DA NOVA DEMOCRACIA!

A Direcção Distrital de Aveiro do PND

De minha Mãe

«Anjo da guarda, minha companhia, guardai a minha alma, de noite e de dia.»

UM POEMA

Não tenhas medo, ouve:
É um poema
Um misto de oração e de feitiço...
Sem qualquer compromisso,
Ouve-o atentamente,
De coração lavado.
Poderás decorá-lo
E rezá-lo
Ao deitar
Ao levantar,
Ou nas restantes horas de tristeza.
Na segura certeza
De que mal não te faz.
E pode acontecer que te dê paz...

Miguel Torga, Diário XIII

sexta-feira, maio 04, 2007

Hoje em Aveiro «Serões da Avenida»

Logo, pelas 21h30, decorrerá a 2ª sessão dos "Serões da Avenida" do Partido da Nova Democracia (PND), na Sede Distrital do PND em Aveiro, sita na Rua Engº Von Haff, nº 61 - 1ºA.

A entrada é livre. Em cima da mesa para debate, estará o «1º de Maio e Desemprego»

Venha daí. Esperamos por si!

quinta-feira, maio 03, 2007

O Caos das Dívidas

Élio Maia revelou na passada segunda-feira em Aveiro, que após uma auditoria encomendada pela autarquia a uma empresa privada, se apurou que as dívidas do município “rondavam” os 250 milhões de euros em Outubro de 2005.
Será possível que depois de ano e meio de ter tomado posse como presidente da autarquia, Élio Maia ainda não saiba a “quantas anda”?
E ao que se sabe, até já é possível existirem leituras diferentes dos números da auditoria, uma vez que o vereador do PS, Nuno Marques Pereira, afirma que os resultados do passivo «correspondem a dívidas mais provisões de 168,3 milhões de euros».
É inadmissível que hoje em Aveiro se continue a viver um clima de palpites sobre a dívida do município e a culpa é de Élio Maia que se tornou permissível a que esta situação se arraste. Será de crer que a Câmara Municipal de Aveiro já não tem dinheiro para máquinas de calcular? Ou a displicência é tanta que não têm quem queira somar? Ou haverá tanto a denunciar, que mais importa calar?
Seja o que for que se passe, já passou dos limites do razoável e os aveirenses têm direito a ser esclarecidos da exactidão da dívida e do que é que objectivamente a autarquia vai fazer amanhã, ainda que já hoje seja tarde para passar à acção! É de realçar que estamos a falar de valores das dívidas do município de Aveiro, reportados a “Outubro de 2005”. Quando chegaremos ao “real-time”? Depois de ano e meio, como pode Élio Maia andar levianamente a prometer o que quer que seja sem ter dinheiro, nem ter tão pouco a averiguação do que tem por pagar?
É uma vergonha. Vergonha é o que sentem os aveirenses. Vergonha e revolta pelo estado a que chegou esta situação camarária.Aveiro é hoje uma cidade policiada por equipas numerosas de homens e mulheres ao trabalho do município, vestidas com coletes florescentes, desfilando pelas rotundas, ruas e avenidas, numa verdadeira caça à multa! Parece-nos que ainda assim, nunca haverá das multas rendimento bastante, para fazer face a “tal poço sem fundo”.
Como aveirenses que somos, trabalhadores em Aveiro e pagadores de impostos e multas a favor do município, exigimos saber para que serve o nosso dinheiro na Câmara Municipal e que rumo pretende o Sr. presidente Élio Maia dar à nossa autarquia em termos de resoluções objectivas para as dívidas em causa e das «propostas-choque» que o mesmo afirmou levar por diante, apresentando-as ainda este mês, com a intenção de «minorar os problemas».
Esperemos que não tenhamos de esperar por outro ano e meio para se apurarem as dívidas, e já agora que os esclarecimentos e apresentação de soluções, não cheguem apenas uns meses antes das próximas eleições autárquicas!
(publicado nas edições de ontem do Diário de Aveiro e do Democracia Liberal)